Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3. Pensando em preservar a saúde respiratória dos ocupantes do carro, o filtro do ar-condicionado deve ser trocado regularmente, acompanhe o procedimento

Texto/Fotos: Carol Vilanova

Crédito: Oficina Express (Mauá/SP)

Saúde em primeiro lugar, é claro. Isso está mais do que comprovado depois da virada de vida que enfrentando por conta da ameaça do coronavírus. Nossa matéria já estava marcada antes de acontecerem todas as mudanças que vivemos para a prevenção dessa pandemia que vivemos, mas acabou caindo como uma luva para este que não esqueçamos de alertar os nossos clientes sobre este e outros perigos que estão no ar.

O ar das cidades, do campo, seja de onde você estiver, contém muitas impurezas: bactérias, insetos, pólen, ácaros, poluição e poeira. Este ar entra dentro do nosso carro, pelas janelas, pelas entradas de ar, pelas guarnições que não são vedadas. Eles convivem conosco, cada vez que entramos dentro de nosso veículo.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3

Este ar precisa ser filtrado, ao máximo, para não ser aspirado pelos ocupantes do carro, ou pelo menos que seja minimizado, já que podem causar danos à saúde. Por isso, os veículos contam com um componente que ninguém vê, e que muitos motoristas nem sabem que existe, mas que é essencial para preservar a nossa saúde.

A Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas) afirma recomenda que a troca do filtro de cabine ou de ar-condicionado anualmente. Desta forma, o motorista evita problemas com o sistema do ar condicionado, como falta de ventilação e comprometimento da temperatura interna do veículo, trazendo e garantindo assim o bem-estar da família.

Evitar que esses tipos de poluentes circulem dentro do carro diminui muito o risco de contrair doenças respiratória como bronquite, sinusite e rinite, ou ainda agravá-las.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3: Sua função e substituição

O filtro de cabine ou filtro do ar condicionado tem a função de reter as impurezas do ar, entre elas bactérias, fuligem, pólen, ácaros, poeira, mantendo a cabine com o ar limpo e agradável, garantindo assim, a saúde e o bem estar do motorista e ocupantes do carro.

Quando o ar que vem de fora, passa pelo filtro em bom estado, este ar é purificado, atém disso, as impurezas e até mesmo insetos são retidos, assim como odores e gases. Isso mantem o sistema de ventilação em bom estado.

Se a troca não é feita no prazo correto ou é feita incorretamente, provoca odores desagradáveis dentro da cabine, diminui o fluxo de ar e pode causar doenças respiratórias pela contaminação deste ar.

A recomendação de substituição é que seja a cada 6 meses ou 10 mil km em condições normais de uso. Em condições severas, em cidades muito poluídas ou em área rural, é melhor que esse período seja antecipado.

Caso o cliente reclame de odor constante de pó, fumaça ou algo parecido, pode indicar que o que o filtro de cabine está muito sujo e a substituição é necessária. Outro fator que pode indicar a necessidade da troca do filtro de cabine é a perda de eficiência do sistema de circulação de ar do veículo.

Fabricantes não recomendam aplicar jato de ar no filtro para remover as impurezas e colocá-lo novamente no veículo. Além de não limpar, isso danifica o papel filtrante.

Mão na massa, ou melhor, no filtro

O filtro de cabine é localizado, na maior parte das vezes, atrás do porta-luvas do veículo ou dentro do painel, podendo ser acessado pelo interior e pelo compartimento do motor.

Existem dois tipos de filtro de cabine, um de poliéster que filtra apenas as partículas sólidas que vêm de fora do carro, e o de carvão ativado, que é mais eficaz, podendo fazer a retenção até mesmo de gases da atmosfera.

“O ar entra no carro, independente se está fechado ou não o ar entra, pela a porta, pela circulação, pelas guarnições, os vírus podem entrar de qualquer maneira, e quando você não troca o filtro, que você não vê o estado, pode pegar uma doença respiratória, principalmente quem sofre de asma, renite, sinusite”, analisa Rodrigo de Souza, gerente operacional da Oficina Express, de Mauá/MA.

Ele recomenda-se 10 mil km ou seis meses de uso para a troca do componente, o que vencer primeiro. “É sempre importante fazer a substituição e eu recomendo a cada três meses fazer a higienização, um produto que é aplicado em forma de spray, que vai matar fungos, bactérias, ácaros, sem o produto não tem como limpar. Ele é aplicado na tubulação, na gaveta, e no filtro novo etc.”, diz.

O veículo que utilizamos é um Citroën C3 2015, cujo filtro de ar é acessado pelo compartimento do motor e não precisa desmontar muita coisa, é fácil, mas extremamente necessário que se faça a troca.

1) Solte a trava e abra a gaveta onde o filtro é alocado.

2) Puxe para fora o filtro usado. Veja como está completamente sujo.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3. Pensando em preservar a saúde respiratória dos ocupantes do carro, o filtro

3) Como este modelo utiliza dois filtros, retire o pequeno filtro, bem ao fundo do compartimento.

4) Leve os filtros para a bancada, para analisarmos e mostrar a diferença entre um componente novo e um usado.

Obs.: Os filtros novos vêm num kit, preste atenção na data de fabricação. Este é um filtro de poliéster.

Ao instalar o filtro novo, o gerente recomenda usar juntamente com o spray germicida e bactericida, próprio para matar bactérias, fungos e ácaros. “Esse produto é que faz a higienização do interior do veículo e da tubulação de ar”, diz.

Rodrigo recomenda que a cada três meses, o procedimento de higienização seja feito, deixando o spray agir dentro do carro, com o ar condicionado ligado.

5) Antes de instalar os filtros, aplique um pouco do spray diretamente neles.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3. Pensando em preservar a saúde respiratória dos ocupantes do carro, o filtro

 

6) Dê algumas borrifadas na caixa onde os filtros são instalados.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3. Pensando em preservar a saúde respiratória dos ocupantes do carro, o filtro

7) Os filtros têm um sentido de colocação, que é mostra a entrada do ar.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3. Pensando em preservar a saúde respiratória dos ocupantes do carro, o filtro

8) Encaixe o filtro menor obedecendo essa direção, bem no cantinho.

9) O filtro maior é colocado em seguida. Também preste atenção no sentido da seta.

Mecânica Leve: Troca do filtro de cabine do Citroën C3. Pensando em preservar a saúde respiratória dos ocupantes do carro, o filtro

10) Feche a gaveta e prenda a trava da gaveta. Vamos fechar o compartimento.

11) Em seguida, vamos espirrar o spray dentro do carro. Primeiro, aplique nas saídas de ar do painel.

12) Depois posicione o spray dentro do caro, dê a partida no carro e ligue o ar-condicionado. Posicione o botão em recirculação.

13) Acione a trava do spray e deixe acionado até acabar e o procedimento está finalizado.

Antes de entrar no carro novamente, abra a porta e deixa-a aberta por alguns minutinhos.

Rodrigo recomenda a cada três meses, fazer a higienização com o spray. Remova o filtro, dê umas batidinhas para limpar um pouco e aplique o produto.

Read Previous

Fábrica de motores da Toyota completa 4 anos de operação

Read Next

Caminhão parado durante a quarentena também requer manutenção

Posts Relacionados