Acompanhe a avaliação do furgão Mercedes-Benz 315 CDI, que traz um motor adequado para novas leis de emissões
Um veículo perfeito para distribuição urbana, o furgão Mercedes-Benz 315 CDI é daqueles que oferece versatilidade nas operações e o reconhecido conjunto mecânico da marca alemã. Avaliamos a versão com 9m3 de volume e capacidade para carregar até 1.252 kg de carga útil. O PBT (peso bruto total) é de 3,5 toneladas, o que permite a utilização por motoristas com carteira de habilitação categoria B, a mesma utilizada para dirigir veículos de passeio.

É um furgão que mais parece um automóvel grande. Ótima dirigibilidade e uma lista vasta de equipamentos de segurança, conforto e conectividade cada vez mais essenciais para o transportador moderno, considerando que nossa versão veio bastante equipada, inclusive com câmera de ré, muito útil nos dias de hoje.
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O ponto alto do furgão é a nova geração de motores OM654, que atende todos os requisitos de emissões PROCONVE L7, e segundo a marca, conquista nota “A” do IBAMA neste quesito. As características do motor incluem melhor desempenho, com menos vibrações e ruídos, isso por conta do bloco construído em alumínio e da combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro NANOSLIDE®.

O propulsor é um turbodiesel de quatro cilindros em linha com 2 de litragem, capaz de gerar potência de 150 cv a partir de 3.800 rpm e torque de 34,7 mkgf na faixa de rotação entre 1.200 rpm e 2.400 rpm. Isso significa um incremento de 5% na potência e 3% de torque se comparado a versão anterior.

Para se adequar às leis de emissões, o novo motor adota a tecnologia de recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias, somada ao pós-tratamento, com uso de Arla 32. Um veículo que tem sua eficiência em melhor nível quando roda trechos urbanos e mistos, ou seja, bastante funcional quando a missão é rapidez nas entregas com mais segurança.

A caixa de câmbio é fornecida pela ZF, modelo 6S 480, do tipo manual com seis velocidade. A tração é traseira e a direção elétrica torna o modelo bem fácil de fazer manobras. Para aguentar o tranco, a Mercedes-Benz Sprinter Street usa a suspensão dianteira Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora e na traseira, eixo rígido com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Não é de hoje que a Sprinter é sinônimo de segurança entre as vans e furgões, oferecendo ao transportador o Exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP Adaptativo 9i®), freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados, assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), assistente de Vento Lateral, assistente de Partida em Rampa e assistente de Fadiga.

O pacote Hi-Tech instalado no nosso furgão vem ainda com sistema multimída MBUX, câmera de ré, volante multifuncional e piloto automático. Segurança, conforto e performance para o transportador urbano num veículo versátil e de fácil uso.

Ficha técnica
| Motor: | OM 654CDI Turbodiesel | 
| Combustível | Diesel | 
| Cilindrada | 2,0 litros | 
| Potência | 150 cv a 3.800 rpm | 
| Torque | 34,7 mkgf a 1.200 rpm e 2.400 rpm | 
| Transmissão | Mecânica de 6 marchas – ZF- 6S 480 | 
| Tração | Dianteira | 
| Direção | Elétrica | 
| Rodas e Pneus | 225 / 75 R16C | 
| Freios | Freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados | 
| Suspensões | – Suspensão dianteira: Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
 – Suspensão traseira: Rígido com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora  | 
| Tanque de combustível / Arla 32 | 71 / 22 l | 
Dimensões e pesos
| Comprimento | 5.932 mm | 
| Largura | 2.020 mm | 
| Entre-eixos | 3.665 mm | 
| Altura | 520 carregado / 628 descarregado mm | 
| Peso bruto total (PBT) | 3.500 kg | 
| Carga útil | 1.252 kg | 
| Peso em ordem de marcha | 2.248 | 

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     
     
    
        
     


