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Mercedes-Benz Axor: eficiência mecânica, componentes compartilhados e pronto para o Euro 6
A Mercedes-Benz trouxe de volta ao mercado brasileiro a linha Axor, interrompida na transição para a legislação de emissões Euro 6. Dessa forma, é ampliada a oferta de caminhões pesados entre o Actros e modelos mais simples da linha. A estratégia é atender clientes que pediam uma solução intermediária: um veículo de manutenção conhecida, adaptado ao Euro 6, e com capacidade para operar em composições mais longas e pesadas.
Fomos até a fábrica da Mercedes para conhecer o caminhão de perto e dar uma volta com a motorista Juliana Sanchez. O Axor chega inicialmente nas versões 2038 e 2545, mas o caminhão do nosso teste é um 2545, 6×2 com capacidade de 62 toneladas.
Segundo Wilson Baptistucci, engenheiro de produto da marca, o caminhão está mais moderno, com muitas evoluções em relação ao modelo Euro 5. Começando pelo design já conectado com a nova identidade visual da marca e o novo motor OM 460, evolução do OM 457.
Trata-se de um propulsor de 12,8 litros, já presente na linha Actros desde 2015, atualizado para atender às normas Euro 6. O motor mantém a base mecânica amplamente conhecida no mercado, o que, de acordo com a Mercedes-Benz, facilita manutenção e reduz custos operacionais.
Para completar o trem de força, temos a nova geração da transmissão automatizada Powershift Advanced, de 12 marchas, G291. A principal evolução está no módulo eletrônico de maior capacidade de processamento e em um software otimizado, que reduz o tempo de troca de marchas em até 40%. A solução contribui para menor consumo de combustível, aumento do desempenho e maior vida útil da embreagem, já que o sistema evita trocas desnecessárias.
O conjunto de catalisadores é o mesmo utilizado no Actros, permitindo padronização de componentes da linha pesada da Mercedes-Benz. A captação de ar também foi modificada: agora está posicionada na parte traseira do caminhão, em altura superior, para aproveitar ar mais limpo. O Axor tem dois tanques de combustível de alumínio que totalizam 730 litros e o tanque de Arla 32 tem capacidade de 90 litros.
O Axor adota novo eixo dianteiro com um novo rolamento compacto blindado, dispensando manutenção periódica de lubrificação. Essa solução diminui tempo de parada e custos de oficina.
O caminhão utiliza freio pneumático com gerenciamento eletrônico (EBS), que reduz em até 20% o tempo de resposta em relação ao sistema puramente pneumático. Incorpora ainda o controle eletrônico de estabilidade (ESP), obrigatório na categoria, além de ABS, ASR e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Ficha técnica
Item | Dados |
Motor | MB OM 460 LA, 6 cilindros em linha, 12,8 litros, BlueTec 6 |
Potência | 449 cv (330 kW) a 1.600 rpm |
Torque | 2.200 Nm (224,3 mkgf) a 1.100 rpm |
Câmbio | Automatizada MB G 291-12 PowerShift 3 Advanced de 12 velocidades |
Embreagem | Monodisco com 430 mm de diâmetro |
Configuração | 6×2 |
Suspensão Dianteira | Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Suspensão Traseira | Molas parabólicas, com balancim, barra estabilizadora e suspensor pneumático no terceiro eixo |
Comprimento | 7.243 mm |
Largura | 2550 mm |
Altura [LTB/LTA] c/ climatizador, descarregado | 3240/3662 mm |
Entre-eixos | 3.553 + 1.350 mm |
PBT | PBT 23.000/30.100 |
Tanque de Combustível/ Arla | 400 / 410* / (410+320)* | 90 (*opcional) |
Rodas | 8.25×22.5 | 295/80R22.5 |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.