
Especialista e fabricante do produto, a Nakata explica sobre o torque das abraçadeiras na manutenção do cardan. Segundo a empresa, excesso ou insuficiência de torque pode ocasionar desgaste ou fratura, danificando componentes.
Leia a Revista Oficina News completa
O eixo cardan é composto por mancal central, garfo, cruzeta, ponteira, flanges, terminais, luva, pontuva e luveira, entre outras peças, e está presente, entre outros veículos, em caminhões e veículos 4X4. Caso não haja os cuidados ao fazer a manutenção, o veículo pode parar inesperadamente e ocasionar até acidentes.
“Um dos principais fatores que merece atenção é o aperto correto das abraçadeiras do cardan, por isso é fundamental aplicar o torque adequado a cada veículo”, afirma Edson Vieira, assistente técnico da Nakata.
Vieira recomenda verificar o torque sempre no manual de lubrificação do cardan para que o torque não seja em excesso ou insuficiente, ambas as situações podem causar problemas, desgaste ou fratura, danificando componentes.
A vida útil do eixo cardan é bastante longa com manutenção adequada, incluindo a lubrificação periódica com graxa EP-2, à base de sabão de lítio, própria para altas temperaturas. “Varia também conforme a forma que o motorista dirige o veículo, as vias em que trafega e o peso da carga que transporta já que solos esburacados e de terra, bem como a sobrecarga, exigem mais do cardan”, comenta.
Para realizar a manutenção do eixo cardan é preciso maquinário adequado, além disso, há necessidade de conhecimento técnico e uso de EPI’s, como luvas e óculos.