New March estreia o motor três cilindros da Nissan

Propulsor 1.0 12V é moderno e tem boa dose de tecnologia, aliado ao desenho do modelo fazem uma ótima combinação para um carro de entrada

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Bruna Liberona 

O pequeno Nissan March desde que chegou ao Brasil em 2011 agradou ao público dos populares. Passou por reformulações e hoje, depois de um belo facelifting, se tornou um legítimo brasileiro, com fabricação no complexo da marca em Rezende/RJ. Hoje é comum ver o carrinho japonês rodando feliz por aí.

oficinanews_nissan-new-march-1

O News March tem um desenho que agrada pela modernidade, é pequeno e simpático. A ampla entrada de ar inferior e a grade cromada em forma de “V” remetem à identidade mundial da Nissan. Ainda na dianteira, o formato da lanterna dá um toque de requinte no modelo.

oficinanews_nissan-new-march-2

As linhas são harmoniosas, arqueadas nas janelas, a linha da cintura é mais baixa e o teto é elevado, o que segundo a marca, melhora a performance aerodinâmica do carro. Por dentro, tem espaço amplo, e na versão que testamos, apesar de mais simples, mostrava um certo capricho para o segmento, além de ergonomia.

oficinanews_nissan-new-march-6

A verdadeira novidade do News March, no entanto, é o conjunto mecânico. O modelo estreia o novo propulsor da marca de 3 cilindros. Moderno e tecnológico, o motor HR10 foi desenvolvido com base no HR12, de 1,2 litros.

oficinanews_nissan-new-march-8

Projetado para ser compacto e leve, o motor conta com redução da massa de componentes como bloco, cabeçote, virabrequim e cárter, que são de alumínio. Além disso, os componentes são de baixo atrito e o cabeçote vem com variador na admissão, o que privilegia o torque inclusive em baixas rotações, segundo a marca.

O motor é produzido aqui e calibrado para rodar com a nossa gasolina brasileira (E22), além do etanol, é claro. Itens internos foram nacionalizados, como o material das camisas dos cilindros, que tem ainda nova taxa de compressão. Esse conjunto apesar de ser bicombustível, utiliza o sistema Flex Start® Bosch, que elimina o tanque auxiliar da partida a frio.

Ainda temos a nova geometria do coletor de admissão eu foi modificada, assim como o diâmetro do corpo de borboleta. A Nissan adota volante e polia de amortecimento balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros, segundo a marca.

oficinanews_nissan-new-march-7

Mais um diferencial é o uso da corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com a árvore do duplo comando de válvulas variável na admissão. Desse modo, a manutenção não é necessária até os 100 mil km rodados, mesmo tempo de revisão para as velas com eletrodos de platina

Vamos as números, são 74 cv de potência a 5.850 rpm com uso de qualquer um dos combustíveis e o torque é de 10 kgfm a 4.350 rpm. Dos motores três cilindros, considerando o do Novo Ka e o do up”, é o mais fraco, sem mostrar muita força em relação ao velocidade na estrada, por exemplo. Já par a cidade, é bem ágil e versátil.

oficinanews_nissan-new-march-10

O câmbio é manual de cinco velocidades, sendo que a relação da 5ª marcha foi alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro. A direção é do tipo elétrico progressiva, o que deixa o modelo bem fácil de manobrar.

oficinanews_nissan-new-march-12

A suspensão é do tipo McPherson independente e a traseira tem eixo de torção. Em geral, proporciona estabilidade e poucas vibrações. Em relação ao freio, o ABS é de 9ª geração, fabricado pela Bosch. Conta ainda com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS).

oficinanews_nissan-new-march-5

Com atributos ideais para quem busca um popular de qualidade, com preço acessível, a partir de R$ 36.990,00, o Nissan New March oferece o pacote “Compromisso Nissan New March”, que prevê três anos de garantia sem limite de quilometragem; assistência 24h gratuita por dois anos e preços de manutenção periódicas fechados.

oficinanews_nissan-new-march-11

Em relação às revisões periódicas, que acontecem a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, o preço é fechado e as duas primeiras são gratuitas.

 

Ficha técnica

Motor                                  Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas

Cilindrada                           999 cm3

Potência                              77 cv @ 6.200 rpm (etanol / gasolina)

Torque                                10 kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina)

Taxa de Compressão       11,2  (+/- 0.2)

Diâmetro e curso              78 x 69.7 mm

Injeção                                Eletrônica Multiponto Seqüencial

Câmbio                                Manual de 5 marchas

Relações de Marchas

1ª           4,091

2ª           2,238

3ª           1,393

4ª           1,029

5ª           0,795

ré           3,546

Diferencial          4,500

Suspensão dianteira      Estruturada Independente, tipo McPherson

Suspensão traseira         Estruturada com eixo de torção

 

Freios Dianteiros             Discos ventilados (260 mm de diâmetro), sistema ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

Freios traseiros                Tambores (203,2 mm de diâmetro), com sistema ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

Read Previous

Delphi apresenta catálogo online de sistemas de conexão

Read Next

Honda convoca proprietários do modelo Fit para recall