Nissan Frontier Attack: conjunto 2.3 biturbo e câmbio automático

Nissan Frontier Attack: conjunto 2.3 biturbo e câmbio automático

Tech Drive: Avaliação da Nissan Frontier Attack: conjunto 2.3 biturbo e câmbio automático de sete marchas

Se tem uma característica que cai bem para a Nissan Frontier é a robustez. Fizemos uma longa viagem com a picape na versão Attack, modelo que usa sob o capô o motor biturbo a diesel combinado com uma transmissão automática.

Estamos falando do propulsor 2.3 16V biturbo, um quatro cilindros em linha com comando duplo no cabeçote (DOHC) e atuação da injeção direta common rail, para poder atender às normas de emissões do Proconve L7.

Nissan Frontier Attack: conjunto 2.3 biturbo e câmbio automático

O conjunto entrega força constante em baixos giros, resultado do uso de dois turbocompressores — um para respostas rápidas em rotações baixas e outro que atua em rotações mais altas.

Mantém a refrigeração a ar e o intercooler, que otimizam o desempenho e a durabilidade do conjunto. Dessa forma, oferece potência de 190 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 45,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.

A transmissão automática de sete marchas, com modo sequencial, continua acoplada ao sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico. O conjunto mecânico garante ampla faixa de torque disponível, fundamental para a condução com carga e em diferentes condições de terreno. O sistema inclui bloqueio eletrônico de diferencial e reduzida, o que amplia o controle em subidas íngremes e pisos de baixa aderência.

🔧🧑‍🔧 Leia a Revista Oficina News completa

📺Acesse os vídeos do You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews 

O chassi reforçado e a suspensão traseira multilink com molas helicoidais completam o sistema, garantindo melhor distribuição do peso e estabilidade em manobras com carga.

Durante os testes, a Frontier Attack manteve comportamento previsível, com respostas lineares do acelerador e aproveitamento eficiente da faixa de torque. A combinação entre o motor biturbo e o câmbio automático mostra equilíbrio entre desempenho e economia, sem necessidade de trocas bruscas ou perda de tração.

Nissan Frontier Attack: conjunto 2.3 biturbo e câmbio automático

As novidades visuais da Frontier Attack 2025 estão, principalmente, no exterior. Os quatro para-lamas ganham molduras escuras exclusivas, que dão ao modelo um visual ainda mais agressivo e robusto. Já o para-choque traseiro passa a ser preto e o dianteiro ganhou apliques em preto para criar um aspecto de fusão com a grade.

Além disso, a versão surge com novos grafismos. Há novos adesivos aplicados no capô – inspirados no design tradicional das primeiras gerações dessa versão – e em toda extensão das laterais da caçamba. Os que ficam na parte inferior das portas dianteiras e traseiras também são inéditos. Por dentro, a base do volante ganha um aplique, inspirado nos utilizados na série especial do X-Play, do Kicks.

As mudanças visuais seguem o conceito ‘Katana Slice’, de acordo com John Sahs, Diretor do Nissan Design Center América Latina: “A filosofia de design incorpora a essência do poder, proteção e precisão, apresentando para-lamas que lembram a armadura de um guerreiro Samurai preparado para enfrentar qualquer terreno com confiança”, afirma. “Esse design reflete padrões de um espírito de força e de trabalho artesanal meticuloso e é inspirado nos movimentos dinâmicos e nos cortes precisos de uma lâmina japonesa Katana.”

Ficha técnica – Nissan Frontier Attack 2025 (mecânica)

Nome Nissan Frontier Attack 2025
Combustível Diesel
Cilindrada 2.298 cm³
Cilindros/válvulas 4 cilindros / 16 válvulas (DOHC)
Diâmetro x curso 85 mm x 101,3 mm
Potência máxima 190 cv @ 3.750 rpm
Torque máximo 45,9 kgfm (450 Nm) @ 1.500–2.500 rpm
Formação de mistura Injeção direta common rail
Transmissão Automática de 7 marchas com modo sequencial
Tração 4×4 com reduzida e bloqueio de diferencial
Sistema de indução Biturbo com intercooler

 

Read Previous

Chevrolet lança programa Vintage com restauração de clássicos

Read Next

SUV Boreal é aposta da Renault em segmento muito disputado