Nissan Kicks Exclusive: mecânica, especificações e expectativas pelo facelift

Nissan Kicks Exclusive: mecânica, especificações e expectativas pelo facelift

Tech Drive: Avaliação do Nissan Kicks Exclusive: mecânica, especificações e expectativas pelo facelift

É um SUV que vende e agrada pelo preço acessível, em 2024, por exemplo, registrou mais de 60 mil unidades comercializadas, e a tendência é que esse número fique mais robusto com a chegada da versão renovada do modelo.

Nissan Kicks Exclusive: mecânica,especificações e expectativas pelo facelift

Estamos falando do Nissan Kicks, que espera o facelift tanto do design quanto da mecânica, mas deve conviver ao lado da versão atual como modelo de entrada, com o nome de “Play”.

Testamos o modelo na configuração Exclusive, que tem um conjunto mecânico formado pelo motor 1.6 16V bicombustível, de quatro cilindros em linha e injeção multiponto. A taxa de compressão é de 10,7:1. Dessa forma, desenvolve potência de 110 cv a 5.600 rpm com gasolina e 113 cv a 5.600 rpm com etanol. O torque máximo é de 15,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina e 15,3 kgfm na mesma rotação com etanol.

Nissan Kicks Exclusive: mecânica,especificações e expectativas pelo facelift

Vem equipado com o câmbio Xtronic CVT, uma transmissão de variação contínua que proporciona uma condução gradual, que tenta minimizar a falta de linearidade nas trocas de marcha. O CVT da Nissan também conta com a função “Sport”, que eleva o giro do motor para proporcionar maior agilidade nas acelerações e nas ultrapassagens. A tração é dianteira, enquanto a direção elétrica apresenta assistência variável, sendo progressiva de acordo com a velocidade.

Falando sobre a suspensão, o Kicks utiliza na dianteira o esquema independente, do tipo McPherson, enquanto na traseira um eixo de torção, sendo uma combinação recorrente nesse segmento de crossovers compactos. A suspensão proporciona estabilidade nas curvas e absorve as irregularidades da superfície de forma adequada ao uso urbano e rodoviário.

Ainda sobre o undercar, temos freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras, sendo assistidos pelo sistema ABS de 4 canais, pelo EBD (eletrônica de distribuição de frenagem) e pelo freio de assistência (BA). A combinação proporciona ao motorista uma frenagem progressiva e adequada às diferentes condições de rodagem, sendo particularmente útil nas frenagens de emergência e nas superfícies de pouca aderência.

Com o sistema de controle de estabilidade, o Kicks controla automaticamente a saída, enquanto o sistema de controle de tração evita patinagens nas rodas motrizes ao dar a partida ou ao retomar velocidade. A versão Exclusive também incorpora o Active Trace Control, que controla a frenagem nas curvas para minimizar a saída de frente, o Active Ride Control, monitora o movimento da carroceria sobre ondulação da pista, e o Active Engine Brake, que proporciona maior eficácia de frenagem pelo motor nas reduções de velocidade.

A combinação do motor 1.6, CVT e da assistência eletrônica proporciona ao Kicks um comportamento destinado ao conforto, ao controle e ao equilíbrio nas diferentes condições de uso.

 

FICHA TÉCNICA — NISSAN KICKS 2024 EXCLUSIVE

ITEM ESPECIFICAÇÕES
Motor 1.6 L, 16 válvulas, CVVTCS, bicombustível, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1.598 cm³
Potência Máxima 110 cv @ 5.600 rpm (gasolina)
Torque Máximo 15,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
Taxa de Compressão 10,7:1 (+/- 0,2)
Alimentação Injeção multiponto, digital, semissequencial, indireta
Câmbio Xtronics CVT, com função Sport
Tração Dianteira
Direção Elétrica, assistência variável
Suspensão Dianteira Independente, McPherson
Suspensão Traseira Eixo de torção
Freios Dianteiros Discos ventilados
Freios Traseiros Tambores
Com ABS de 4 canais, 4 sensores e EBD
Comprimento 4,310 m
Largura 1,760 m
Altura 1,610 m
Entre-eixos 2,620 m
Rodas Liga-leve 17″
Pneus 205/55 R17
Capacidade do Tanque 41 litros
Porta-malas 432 litros

 

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