
No Tech Drive, avaliação do Nissan Leaf 100% elétrico com três modos de condução. É sempre interessante guiar um carro elétrico, primeiro pelo barulho, que não existe, segundo porque chama a atenção das pessoas, afinal é uma opção que veio para ficar na maioria das montadoras, mas ninguém entende muito bem como funciona.
O Nissan Leaf já faz esse trabalho há algum tempo, afinal, foi um dos primeiros modelos a desembarcar a eletrificação por aqui. E na versão 2023, a que testamos, mantém sua proposta de ser zero emissões, com algumas alterações de design e no interior.
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Com nome de Nissan Intelligent Power, o e-powertrain combina um conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh, que segundo a engenharia da marca, proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 150 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm.
Esse torque é imediato, e mostra a agilidade do modelo, inclusive em acelerações que buscam mais velocidades. Em números, o motor elétrico, combinado com a tecnologia da Nissan, oferece o torque máximo em 0,1 segundo.
A bateria de íon-lítio tem 272 km de autonomia no Inmetro, mas na prática alcança mais quilometragem quando o motor não é exigido, mas gasta mais quando demanda mais potência e dependendo do modo de condução, que são três.
O modo ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; o “B” (Brake), usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, sem comprometer a potência do veículo; e o “D” (Drive), o modo de operação normal com a potência máxima do motor.
Mais um destaque é o e-Pedal, que quando o motorista solta o pedal do acelerador, o carro vai parando de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio.
O sistema de recarga, que fica na parte frontal do veículo, também passou por altera.ões na linha 2023, com a nova entrada tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos, mais comum nos pontos de recarga no Brasil.
Uma série de tecnologias avançadas de segurança, que compõe o Nissan Intelligent Safety Shield, estão presentes, como Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
Para aumentar o conforto e a segurança, o Nissan LEAF também ganhou sistema de áudio Bose, marca premium de som automotivo, composto por dois tweeters de 1 polegada, dois alto-falantes de 6,5 polegadas de longo alcance nas portas dianteiras, outros dois alto-falantes de longo alcance de 5,25 polegadas nas portas traseiras, um amplificador e um woofer de 4,5 polegadas, ambos na área do porta-malas.
Outra novidade é o retrovisor interno inteligente, uma tecnologia que faz com que as imagens da traseira do veículo sejam reproduzidas no retrovisor interno (tela de LCD) de forma clara, sem pontos cegos ou interferência dos apoios de cabeça do banco traseiro, por exemplo. A câmera instalada na traseira do Nissan LEAF projeta as imagens no retrovisor de forma nítida, mesmo que as condições climáticas e de luz não sejam favoráveis.
Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas. A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o Nissan LEAF caso necessário, checa constantemente a pressão dos pneus, além, claro, da visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.