Nova VW Amarok V6: desempenho, robustez e atualizações mecânicas

Nova VW Amarok V6: desempenho, robustez e atualizações mecânicas

Tech drive:  Avaliação da Nova VW Amarok V6: desempenho, robustez e atualizações mecânicas

Uma picape que mexe com o desejo dos brasileiros, a Nova Volkswagen Amarok V6 traz atualizações estruturais, tecnológicas e estéticas, mas mantém o conjunto motriz que consolidou o modelo entre as melhores picapes médias do mundo. A versão que testamos foi a Extreme, a mais aventureira da gama.

Nova VW Amarok V6: desempenho, robustez e atualizações mecânicas

Falando de desempenho, a Amarok vem equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel, que entrega 258 cv de potência, podendo atingir 272 cv com o recurso overboost. O torque é de 59,1 kgfm, disponível já em baixas rotações, característica que favorece o desempenho em terrenos acidentados e o transporte de cargas pesadas.

O conjunto motriz é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas e ao sistema de tração integral 4Motion, com opção de tração reduzida, o que amplia a capacidade de atuação em diferentes tipos de terreno.

Sua robustez tem muito a ver com o conjunto de suspensão, que na dianteira tem o tipo independente com braços duplos e a traseira com eixo rígido e feixe de molas. A arquitetura visa atender tanto às demandas urbanas quanto rurais, oferecendo estabilidade com a caçamba carregada e absorção de impactos em percursos irregulares.

A capacidade de carga da caçamba é de 1.104 litros, e a de reboque com freio supera os 3.000 kg, números que posicionam a picape entre as mais aptas ao uso profissional e rural.

O sistema de frenagem é composto por discos ventilados nas quatro rodas, e a Nova Amarok incorpora recursos eletrônicos como ABS com função off-road, controle automático de descida (HDC) e assistente de partida em rampas (HSA). Esses sistemas atuam para preservar o controle do veículo em declives e subidas sob baixa aderência, especialmente quando carregado.

Em termos de iluminação, a Amarok V6 passa a contar com faróis full LED e uma faixa luminosa de LED na grade frontal. A atualização reforça a visibilidade em situações de baixa luz, contribuindo também para a segurança em estradas vicinais.

O modelo 2025 ganhou 96 mm em comprimento em comparação com a versão anterior. As modificações de carroceria incluem novo para-choque, grade redesenhada, capô com vincos acentuados e novo desenho das lanternas traseiras.

Por dentro, a picape oferece central multimídia com tela de 9 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e novo pacote de segurança passiva com assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal. Ambos os recursos são baseados na tecnologia da Mobileye, empresa parceira do Grupo Volkswagen no desenvolvimento de condução autônoma.

A Nova Amarok é produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina, onde já foram fabricadas mais de 740 mil unidades desde o início da linha, em 2010. Desse total, cerca de 183 mil unidades foram destinadas ao mercado brasileiro. A Volkswagen manteve os preços das três versões da Amarok V6 (Comfortline, Highline e Extreme), todas com cabine dupla e tração integral. A marca também ampliou a garantia de fábrica de três para cinco anos.

Nova VW Amarok V6: desempenho, robustez e atualizações mecânicas

A Nova Amarok se consolida como uma picape voltada a usuários que buscam força mecânica, tração integral e alta capacidade de carga. O conjunto técnico segue inalterado, com foco na durabilidade e no atendimento às necessidades do setor agropecuário, principal público-alvo da campanha de lançamento.

Ficha Técnica – Volkswagen Amarok V6

Item Dados
Motor 3.0 V6 turbodiesel
Potência 258 cv (272 cv com overboost)
Torque 59,1 kgfm
Câmbio Automático de 8 marchas
Tração 4Motion (integral permanente)
Aceleração (0 a 100 km/h) 7,4 segundos (segundo testes)
Capacidade de Carga 1.104 kg
Capacidade da Caçamba 1.280 litros
Comprimento 5.350 mm
Largura 1.954 mm
Altura 1.851 mm
Entre-eixos 3.097 mm
Tanque de Combustível 80 litros
Rodas Liga leve, 20″
Consumo (estimado) 8,7 km/l (cidade) / 10,6 km/l (estrada)

 

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