
Uma nova geração do comercial leve Fiat Ducato começa a ser comercializada no Brasil, com a missão de aumentar o volume de vendas da marca no segmento. Dessa vez o modelo vem da Europa, em cinco configurações: Cargo 11,5 m3, Maxi Cargo 13 m3, Multi 13 m3, Minibus Executivo com 17 lugares e Minibus Comfort com 19 lugares. As versões Cargo e Maxi podem ser dirigidas com a carteira B.
Com versatilidade para atender diferentes tipos de negócio, um novo motor, e muitos recursos de segurança e conforto opcionais, o Novo Ducato teve aprimoramentos no design, que ficou mais funcional, por dentro e por fora.
Leia a Revista Oficina News completa
Na dianteira, os novos faróis com DRL ganharam uma posição mais alta e há um novo para-choque mais robusto e atualizado com o Fiat Script. As rodas são de aço, barras de proteção lateral e proteção da caixa de rodas.
Em relação ao espaço de carga, o acesso às portas mantém sua praticidade, com abertura das portas traseiras em até 270º, posição de entrada mais baixa e ganchos de fixação, que permitem mais facilidade para carga e descarga.
Em relação a performance, o motor já adequado para as normas de emissões Euro6, é um Turbo Diesel de 2.2L, com 140 cv de potência e 340 Nm de torque. Combinado com um câmbio manual de seis marchas, o modelo ficou mais eficiente, ou seja, 13% mais econômico, 7% mais potente e ganhou 6% de mais torque comparado com a geração anterior.
O Novo Ducato também traz itens importantes na parte de segurança e assistência ao motorista, como o sensor de estacionamento, hill assist, piloto automático, limitador de velocidade, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TC) e o LAC, um controle adaptativo de carga que mede o centro de gravidade para garantir a estabilidade lateral do veículo. O transportador pode contar ainda com câmera de ré e tela sensível ao toque com rádio 7″ com bluetooth.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.