Tech Drive: Avaliação do Novo Polo Track : substituto do Gol com motor 1.0 MPI. Teve um tempo em que eu tinha fama de especialista em Volkswagen Gol, uma brincadeira por conta dos tantos modelos e versões que já testei, o que eu achava muito bacana mesmo. Deve ser por isso que por todo o tempo em que eu estive a bordo do Novo Polo Track, eu o chamava de Gol! Era mais forte que eu, e com todo o respeito que ele merece.
Na verdade, eu acho que qualquer carro novo teria orgulho de ser substituto do VW Gol, e o Polo Track cumpre muito bem esse papel, até porque sempre foram próximos, compartilhavam muitos componentes e sistemas, e se pareciam no design. Agora o VW Polo Track é o novo carro de entrada da marca, porém, mais moderno e mais robusto.
Leia a Revista Oficina News completa
A versão que testamos era bem básica, que traz de baixo do capô o consagrado motor 1.0 MPI flex, capaz de atingir potência máxima de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Com 999 cilindradas, o propulsor é alimentado por injeção multiponto e sistema E-Flex de partida a frio.
Um conjunto muito bem ajustado, que combina com o câmbio manual de cinco marchas, outro ponto forte da marca, com trocas suaves e bem precisas, que utiliza o acionamento por cabos e embreagem monodisco com acionamento hidráulico.
Ótima dirigibilidade, tem uma suspensão acertada, do tipo McPherson na dianteira e eixo interdependente com braços longitudinais na traseira, com molas helicoidais e amortecedores verticais. A direção é do tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica na coluna.
Por ser um modelo de entrada, o Polo Track é equipado de série com itens de segurança importantes, como assistente para partida em aclives e subidas (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, alerta de afivelamneto de cinto de segurança para todas as posições, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros.
Nosso modelo de entrada vem com sistema de som bem simples, com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, e entradas USB.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.