Oficina Legal: Oficina Nipo Brasileiro

A história da Oficina Mecânica Nipo Brasileiro começou em 1982, em uma sociedade entre João Neves e o primo de sua esposa, Paulo Okano. Anos depois, João ficou com a parte do sócio e desde então, a oficina é dirigida por ele e seu filho, Eduardo Neves, como uma legítima empresa familiar. Além de pai e filho na direção da companhia, a administração fica por conta de Helena Okano, esposa de João, e da Adriana Neves, mulher de Eduardo.

Depois de mudar de local três vezes, a Nipo Brasileira encontrou em 2007 o local perfeito para seu negócio, com uma área de trabalho de 600 m2. A oficina não se esquece de suas responsabilidades com o meio ambiente: tem contrato com a Suatrans para o recolhimento de frascos e resíduos contaminados com derivados de petróleo. Já o descarte de baterias ocorre no momento da compra diretamente na distribuidora.

A Nipo Brasileiro trabalha com a linha de veículos leve, realizando manutenção em sistema de freio, suspensão, injeção, abs, airbag, alinhamento, balanceamento, arrefecimento. “Somos procurados por problemas difíceis de serem descobertos e há quem diga que na Nipo Brasileiro, o caro sai barato”, diz Eduardo.

“Acho que nessa área você não consegue, de maneira geral, conciliar qualidade e preço baixo”, explica o diretor, que é formado em Tecnologia Elétrica pelo Mackenzie. Conhecimento é valorizado na Nipo Brasileiro: a empresa conta com 19 funcionários, que estão sempre participando de cursos e palestras para constante atualização.

Eduardo tem orgulho da profissão que segue e da empresa que dirige. Para ele, o futuro faz parte do dia a dia e está presente na empresa. “Estamos todos os dias buscando soluções em diagnósticos para sistemas novos, carros que deixam a garantia na procura das oficinas independentes com preços justos”, conta o diretor.

“Nossa profissão é cheia de desafios e obstáculos, muitas vezes impostos pelo próprio fabricante. Os carros elétricos já estão aí, mas acredito que ainda não estamos prontos para essa manutenção, assim como hoje na Europa, as oficinas independentes também não estão prontas. Enquanto isso muita leitura, congressos, feiras, cursos”, finaliza.

Read Previous

Fiat Argo 1.3: motor eficiente com câmbio manual

Read Next

Oficina Legal: Oficina AM Marcelo