
Crossover compacto tem visual moderno e elegante, conforto e ergonomia com atributos que se destacam no powertrain por conta do motor turbo flex de 173 cv
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
A Peugeot apresentou seu SUV compacto no ano passado, durante o Salão do Automóvel, com o intuito de renovar a sua frota. Um modelo de responsa que veio para competir num mercado deveras diaputado. Sempre com seu estilo de alto padrão, a marca atirou para vender no mesmo nível, porém ainda é difícil ver o 2008 rodando nas ruas brasileiras.
Mas não por falta de atributos, o crossover é bastante moderno e elegante no quesito beleza, e tem no seu powertrain muitas qualidades, com destaque para o potente motos turbo com injeção eletrônica bicombustivel. O nosso teste-drive foi a bordo de um 2008 versão Griffe, equipado com câmbio manual. Aliás, esse foi o único ponto fraco do carro, não pelo desempenho mas por conta do conforto.
Posição elevada ao dirigir, motor forte com rapidas acelerações a retomadas, economia razoável de combustível, ergonomia e muito charme. Pronto, está aí um resumo do Peugeot 2008 na nossa opinião. Ponto forte: justamente o motor de última geração THP Flex, de 173 CV de potência, com motor de injeção direta e turbocompressor.
Quando atinge essa potência, o motor está a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.
Segundo a Peugeot, a prioridade ao desenvolver esse motor foi o equilibrio entre desempenho e economia, lembrando que sua nota no programa de etiquetagem do INMETRO foi A. Para ser um autêntico bicombustível foi necessário fazer o remapeamento do calculador, ou seja, da central de gerenciamento eletrônico do motor.
Utiliza a injeção direta de combustível e uma bomba de alta pressão de 200 bar que permitem a eliminação de sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, que a engenharia garante atender plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor.
Com a ajuda do novo sensor de etanol é feita a leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Mais um detalhe fica por conta da bomba de combustível pilotada uma peça chave da marca, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo.
A versão que testamos, Griffe, era equipada com a caixa mecânica de 6 velocidades, muito precisa e esportiva, deixa o carro bastante ágil, aliado ao motor turbo, é claro. A Peugeot explica: primeiras marchas mais curtas favorecendo as acelerações, e economia de combustível, com uma sexta marcha mais longa fazendo com que o motor trabalhe em uma rotação mais baixa em velocidades mais elevadas.
Estabilidade e ótima dirigibilidade, primeiro por conta da direção com assistência elétrica e segundo por conta do conjunto de suspensão. Na dianteira, usa o tipo pseudo-McPherson e, na traseira, travessa deformável com molas e amortecedores especialmente regulados.
Entre os mimos do modelo estão o sistema anti-derrapagem Grip Control, voltado a terrenos de baixa aderência, o ESP, o sistema de Anti-derrapagem de rodas (ASR), Controle dinâmico de estabilidade (CDS), o repartidor eletrônico de frenagem e a Função Hill Assist.

Desenho moderno
A Peugeot é mestra em fazer carros bonitos, com desenho diferente, mas sempre com o toque felino dos faróis, que dessa vez contam com funções mais tecnológicas, em LED e com refletores com lente semielíticas. A “grade flutuante” frontal tem o DNA da marca e coloca imponência no carro.
O crossover compacto é estiloso e esportivo ao mesmo tempo, e o teto panorâmico que se estende por quase todo carro é um charme especial. O acabamento é refinado tanto interna quanto externamente, com cromo nos retrovisores e na moldura dos vidros.
Na traseira mais robustez e sofisticação, as lanternas fixadas na carroceria, segundo a marca, trazem flutuando em seu interior uma identidade visual, que remete às “garras” do leão. Também é iluminada por LEDS.
Ainda segundo a marca, o 2008 foi todo projetado ao redor do motorista, utilizando o conceito i-cockpit, com a adoção de um volante sportdrive de dimensões reduzidas, um painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de sete polegadas colorida sensível ao toque.
Por fim, entre recursos de série estão ar-condicionado bi-zone, rodas de liga-leve de 16”, central multimídia com Link MyPeugeot, alarme, sensor de estacionamento, ABS, 4 air-bags, piloto automático e luzes diurnas em LED, entre outros.
Manutenção
São três anos de PEUGEOT Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia; além de pacote de peças e serviços fixos. Confira os preços do modelo com motor THP Flex: R$ 426,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 704,00 para os 20 mil km, R$ 426,00 para os 30 mil, R$ 992,00 para os 40 mil, R$ 426,00 para os 50 mil e R$ 704,00 para a revisão de 60 mil km.
Ficha Técnica: Peugeot 2008 THP Griffe
Motor: | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas |
Alimentação: | injeção direta bicombustível, turbo e intercooler, |
Cilindradas: | 1.598 cm3 |
Potência: | 173 cv (etanol) / 165 (gasolina) a 6.000 rpm |
Torque: | 24,5 kgfm a 1.500 rpm; |
Transmissão: | manual de seis marchas, tração dianteira |
Direção: | assistência elétrica |
Suspensão: | dianteira, pseudo-McPherson independente; traseira travessa deformável com molas, amortecedores e barra estabilizadora |
Freios: | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira (ABS e RFE) |
Rodas e pneus: | aro 16″ – 205/60 R16 |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.