Peugeot 205 comemora 40 Anos com o ícone da marca

Peugeot 205 comemora 40 Anos com o ícone da marca

Com atributos de design e marketing, Peugeot 205 comemora 40 Anos com o ícone da marca. O veículo foi lançado em 24 de Fevereiro de 1983, e foi responsável por levar a Peugeot para uma era moderna. O Peugeot 205 foi o projeto de construção de linhas de sucesso da marca, como o Peugeot 206, o 207 e hoje o 208.

A Peugeot conta sobre a história do modelo, que nasceu de Jean Boillot, membro do conselho de administração da Peugeot no final da década de 1970. Foi ele quem, em um momento difícil para a empresa, surgiu com o ambicioso projeto de um novo carro pequeno que seria muito mais do que um carro urbano, um carro multiuso, tão confortável na cidade quanto nas estradas rurais, capaz de transportar uma pequena família, e acessível.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Em termos de design, bem como de tecnologia e marketing, o Peugeot 205 mudou foi um divisor de águas da marca. Embora a maioria dos modelos da Peugeot anteriores tivessem sido desenhados pela Pininfarina, foram os estilistas que venceram o concurso interno, com um design muito mais moderno e fluido (a Pininfarina consolidou-se ao projetar o cabriolet Peugeot 205). Foi um projeto que inaugurou alguns sinais distintivos que seriam encontrados em futuros Peugeots, por exemplo, a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras.

Peugeot 205 comemora 40 Anos com o ícone da marca

O Primeiro Compacto Movido a Diesel de Alta Performance

Tecnicamente, o Peugeot 205 assinalou a entrada da Peugeot na era moderna: compacto, mas espaçoso, prático com o seu hatchback, eficiente e económico ao mesmo tempo, adaptado a todas as utilizações. Em particular, é o primeiro carro da marca a adotar barras de torção na traseira, a fim de liberar mais espaço no compartimento de passageiros. É também o primeiro carro a receber a nova família de motores XU, nomeadamente o XUD7, um motor de quatro cilindros de 1.769 cm3 com 60 cv, que fez do Peugeot 205 o primeiro pequeno automóvel francês a diesel e sobretudo o primeiro pequeno modelo a diesel a oferecer uma performance equivalente à dos seus homólogos a gasolina, mas com consumos muito inferiores (3,9l/100km em média).

De 45 a 200 Cavalos de Potência!

O Peugeot 205 foi o primeiro pequeno Peugeot a receber uma gama ampla e variada de motores – de 45 a 200 cavalos de potência! – e uma caixa de velocidades automática, uma opção rara no mercado na época. Desde o seu lançamento em 1983, ele veio com quatro motores a gasolina e um diesel.

No ano seguinte, a gama foi aumentada para incluir os lendários GTI e Turbo 16, assim como uma carroçaria de 3 portas. Seguiu-se uma gama de versões, desde as mais acessíveis, como a Junior de 1986 com assentos em jeans, até às mais chiques, como a Lacoste ou a Gentry.

Quando a Publicidade Inventou o “Número Sagrado”

A partir de 1983, o Peugeot 205 teve uma estratégia de marketing condizente com os seus atributos. Assim que foi lançado, o apelido de “número sagrado” fez sucesso. Os anúncios de TV foram eficazes e muito atuais, como o famoso filme em que o Peugeot 205 é perseguido e bombardeado num lago congelado por um avião militar, com um ar muito “James Bond”.

O Verdadeiro Campeão

O esporte motorizado foi uma ferramenta poderosa para promover o Peugeot 205 e a Marca. Em 1984, a Peugeot entrou na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Ralis, o famoso “Grupo B”, com o impressionante 205 Turbo 16.

Em 1985 e 1986, o Peugeot 205 Turbo 16 permitiu à Peugeot conquistar o título mundial de construtores e Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986) conquistar o título de pilotos. Com a não existência de mais categorias no “Grupo B”, no final de 1986 a Peugeot entrou como o 205 T16 num evento lendário, o Paris-Dakar. Desafio ganho em 1987 e 1988, onde o Peugeot 205 T16 foi especialmente adaptado e venceu o famoso rally-raid, primeiro nas mãos de Ari Vatanen, depois conduzido por Juha Kankkunen.

Em 1998, após uma longa e rica carreira de 15 anos e 5.278.050 unidades produzidas, o Peugeot 205 saiu de linha. Na mente dos entusiastas de automóveis, continuará a ser para sempre o “número sagrado” da Peugeot, aquele que construiu as bases de uma linha excepcional de carros urbanos de sucesso, o Peugeot 206, o Peugeot 207 e hoje o Peugeot 208.

O Museu de L’Aventure Peugeot em Sochaux – FR vai inaugurar uma grande exposição em 23 de fevereiro com inúmeros arquivos de fotografias e vídeos e a apresentação de uma dúzia de modelos PEUGEOT 205.

Read Previous

Semáforo com uma luz extra é ideal para carros autônomos

Read Next

Detran.SP e Poupatempo realizam mutirão para a renovação da CNH