Picapes Ford Série F ultrapassam as 40 milhões unidades produzidas

Picapes Ford Série F ultrapassam as 40 milhões unidades produzidas

Um dos veículos mais vendidos dos EUA, as picapes Ford Série F ultrapassam as 40 milhões unidades produzidas. Segundo a marca, a linha há 45 anos é a picape mais vendida e há 40 anos o veículo mais vendido da América do Norte. A versão híbrida PowerBoost e a elétrica F-150 Lightning são as próximas novidades da picape.

O modelo histórico saiu da fábrica da Ford em Dearborn, Michigan, e não será exposto em um museu. Ele vai para um cliente do Texas e já começa a trabalhar, “porque é isso que as picapes Ford fazem”, diz um comunicado da marca.

Picapes Ford Série F ultrapassam as 40 milhões unidades produzidas

A história pioneira da Ford em picapes começou em 1917, com a produção do Modelo TT, utilitário derivado do Modelo T – veja aqui. No Brasil, hoje a linha é representada pela Ranger, que em breve terá a companhia da nova Maverick.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

A Série F surgiu após a Segunda Guerra, em 1947, quando a Ford aproveitou a experiência na construção de picapes militares para atender os americanos que se mudavam das áreas rurais para os centros urbanos, procurando trabalho e levando o gosto pelas picapes. A primeira geração da linha (1948-1952) ia da F-1 de meia tonelada à pesada F-8.

A segunda geração (1953-1956) ganhou mais capacidade, potência e foi renomeada. A F-1 tornou-se F-100 e as picapes F-2 e F-3 foram integradas na F-250. F-4 tornou-se F-350. Itens de conforto como apoios de braço, quebra-sol, luz de teto e transmissão automática opcional começaram a surgir, e o famoso V8 flathead foi substituído pelo motor de oito válvulas no cabeçote em 1954.

Na terceira geração (1957-1960), a picape introduziu grandes mudanças de estilo, adotando o desenho mais quadrado que marcou as décadas seguintes. A tração 4×4 passou a ser opcional em 1959.

A quarta geração (1961-1966) introduziu a famosa suspensão twin-I-beam em 1965. A primeira cabine dupla de quatro portas foi lançada no mesmo ano, como versão especial F-250. A versão Ranger, topo de linha, chegou em 1966 com carpetes, freios hidráulicos, direção hidráulica e ar-condicionado.

A quinta geração (1967-1972) trazia, entre outros toques de design que marcaram a Série F nos anos seguintes, o nome Ford em letras maiúsculas no capô, grade com faróis integrados e cabine quase 10 centímetros mais larga.

A sexta geração (1973-1979) trouxe grade redesenhada e a primeira F-150, que logo passou em popularidade a F-100. Faróis retangulares foram oferecidos como opcionais em 1978 e se tornaram de série no ano seguinte. Em 1977, a Série F assumiu a liderança de vendas nos EUA que mantém até hoje.

A sétima geração (1980-1986) trouxe aprimoramentos aerodinâmicos e interior mais luxuoso. Em 1983, a F-150 substituiu a F-100 como modelo de entrada. A oitava geração (1987-1991) foi levemente reestilizada e ganhou direção hidráulica e freios ABS traseiros de série. O motor seis cilindros recebeu injeção de combustível e aumentou a potência para 145 hp.

Na nona geração (1992-1996) a picape ganhou nova frente e capô. Em 1995, a Série F passou como veículo mais vendido do mundo o VW Fusca, que manteve o título em carros de passeio.

A décima geração (1997-2003) trouxe a maior reestilização da linha em mais de uma década, como resultado da decisão da Ford de direcionar a F-150 para uso comum, deixando a F-250 e a F-350 Super Duty para clientes comerciais. Mais elegante e aerodinâmica, ela introduziu um novo chassi, mais leve, e suspensão dianteira com barra de torção.

Na 11ª geração (2004-2008), a Série F foi redesenhada e ficou maior. Com mais espaço e conforto, atendia o número cada vez maior de clientes que usavam a picape como veículo principal. As vendas anuais atingiram o recorde de 939.511 unidades.

A F-150 de 12ª geração (2009-2014) trouxe um estilo mais quadrado e agressivo, inspirado no sucesso das irmãs maiores Super Duty. Ganhou uma nova estrutura de caçamba, mais rígida, e o motor EcoBoost V6 3.5 biturbo. Além da versão Platinum, com rodas cromadas de 20 polegadas e bancos de couro aquecidos e ventilados, foram lançadas as versões especiais SVT Raptor e Tremor.

Na 13ª geração (2015-2020) a F-150 trouxe outra grande inovação: a carroceria de alumínio sobre chassi de aço. Mais leve e resistente à ferrugem, também foi a primeira picape a receber cinco estrelas de segurança da NHTSA. Introduziu também novos motores V6 a gasolina e diesel.

As maiores mudanças da atual geração, a 14ª, lançada em 2021, foram no interior, incluindo tela de 12” e seletor de marchas rebatível que transforma o console em mesa auxiliar. As opções de motores vão do V8 5.0 e V6 com 2.7 e 3.5 litros a um turbodiesel 3.0, todos com transmissão automática de 10 velocidades. As próximas novidades da Série F são a versão híbrida PowerBoost e a elétrica F-150 Lightning, que abrem um novo capítulo na sua história.

Read Previous

Fábrica da Bridgestone em Camaçari comemora 15 anos de operação

Read Next

Cofap expande portfólio de amortecedores para linha pesada