
Tech Drive: Sedã Fiat Cronos 1.3: esportividade e eficiência
Desde que a Fiat renovou sua gama de compactos, colocando o Argo na linha de frente ao substituir o Palio, já dava para entender que a briga subiria o sarrafo em todas as suas derivações. Isso se comprovou com a chegada do sedã Cronos, que tem uma configuração para cada gosto e necessidade.
O sedã tem um design arrojado, com linhas dinâmicas e uma dianteira mais musculosa do que o Argo. A engenharia da marca caprichou nos faróis, como tem feito nos últimos lançamentos, que invadem as laterais com uma assinatura em LED.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
Na traseira, se repete o cuidado no desenho das lanternas de LED de formato angulado, combinando com o porta-malas alto, que tem enorme capacidade para 525 litros. Harmonia nas linhas laterais, e alguns detalhes nesta versão 1.3 Web que avaliamos, baseada no conceito S-Design, que oferece ainda mais personalidade, com toques de requinte e esportividade por todo modelo.
Como a inscrição na lateral, S-Design, o símbolo da Fiat na grade dianteira em preto, ao invés do vermelho e na traseira, a assinatura Fiat também vem em preto, com o detalhe do spoiler sobre o capô.
Falando sobre o motor, pequeno mais eficiente, Firefly 1.3 de quatro cilindros, que é capaz de gerar 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, quando abastecido com 100% etanol. E engenharia da marca explica que o desempenho do motor do Firefly vem da combinação inteligente da adoção de duas válvulas por cilindro, da alta taxa de compressão e dos mínimos índices de atrito interno. Vale lembrar que o acionamento é feito por corrente no lugar da correia dentada.
Dessa maneira, oferece alto controle de combustão com eficiência em termos de emissões de poluentes, consumo e entrega de torque. Para completar a esportividade, o modelo vem com a caixa de câmbio manual de cinco marchas, trocadas com facilidade e precisão.
Ainda sobre a dirigibilidade do Sedã Fiat Cronos 1.3, é incrível como a gama da Fiat melhorou com a adoção da direção elétrica progressiva, que proporciona precisão e leveza na condução e na hora de manobrar. Apesar de não contar com piloto automático, o volante é multifuncional e permite interação do motorista com o computador de bordo e sistema de som do carro.
Alguns detalhes que vêm junto com a o S-Design são as rodas de liga leve de 15’’ com pintura shadow, faróis de neblina, retrovisores elétricos pintados em preto, para-choque e friso lateral com pintura dark chrome.
Também vem equipado com ar-condicionado digital, vidros elétricos traseiros e a central multimídia Uconnect™ compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto. Conta ainda com Audio Streaming, entradas USB e auxiliar, conexão Bluetooth
O Sedã Fiat Cronos 1.3 oferece três anos de garantia sem limite de quilometragem e pode ser adquirido com o programa Mopar Vehicle Protection, o MVP, que propõe serviços de pós-vendas exclusivos, como revisão fixa e garantia estendida.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.