Chevrolet Onix 1.0 mostra melhoria em mecânica

Chevrolet Onix 1.0 mostra melhoria em mecânica

Versão de entrada da Chevrolet foi aprimorado com a versão ECO do motor 1.0 e uma transmissão de seis marchas manual, que também ajuda na eficiência energética

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

O carro mais vendido do Brasil em 2016, com quase 154 mil emplacamentos, segundo a Fenabrave. O Chevrolet Onix chegou em 2013 com a difícil missão de substituir o Corsa, que havia feito sucesso por anos.

Com os resultados de 2015 e 2016, podemos dizer que foi uma missão bem-sucedida, mas muito porque a General Motors do Brasil tem tido uma posição bastante agressiva às campanhas de vendas.

Mas, na versão 2017, o Chevrolet Onix Joy apesar de ser versão de entrada, passa bem de longe de um carro popular, no visual, no trem de força e no preço. Ganhou uma evolução bastante interessante em relação ao motor e outros sistemas mecânicos e também um pouco de tecnologia e conectividade.

Chevrolet Onix 1.0 mostra melhoria em mecânica

Testamos a versão de entrada, 1.0 Joy, que utiliza o motor SPE/4 numa nova configuração chamada de ECO, que teve seus componentes e calibrações aprimoradas para ganhar em eficiência energética, performance e redução de emissão de poluentes.

Chevrolet Onix 1.0 mostra melhoria em mecânica

Nessa alteração, as peças internas foram redesenhadas e ficaram mais leves, conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo. Para melhorar o atrito desses itens, o tipo de óleo lubrificante (0W20) também foi modificado, assim como foram adotados novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas, que faz monitoramento constante da bateria e conta com alternador de alto rendimento.

A engenharia da marca ressalta ainda que o módulo eletrônico do motor está 40% mais rápido e potente. Segundo dados da montadora, esse conjunto reduziu em até 18% o consumo de combustível, que na prática realmente ficou mais econômico. Os números registram ainda a potência de 80 cv com uso do etanol e 78 cv quando abastecido com gasolina. Já o torque náximo chega a 9,8 kgfm com uso do etanol e a 9,5 kgfm com gasolina.

Mas as mudanças mecânicas não param por aí, se estendem pela transmissão, suspensão, freio e aerodinâmica. Com seis velocidades, a nova transmissão manual também ajuda na economia. Além disso, faz o veículo desenvolver muito bem, principalmente em condições de estrada.

Ainda para ajudar no quesito economia, o painel de instrumentos conta com um alerta de mudança de marcha, além disso, os freios são mais eficientes energeticamente e os pneus são verdes, ou seja, também ajudam na redução de combustível e de emissões.

Falando sobre dirigibilidade, é muito agradável dirigir o Onix, já que usa a direção elétrica progressiva inteligente, que corrige inclinação e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas. A suspensão foi recalibrada e novos cubos de roda e barra estabilizadora, os freios ABS conta com sistema de distribuição de frenagem.

Como item de série, o Onix 1.0 conta com o OnStar pacote Safe, incluindo serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones – recursos inéditos em carros dessa categoria. O preço começa em R$ 44.890,00.

Galeria de fotos: 

Ficha técnica

Motor                                   1.0 SPE/4

Tipo                                       Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros        4 em linha

Válvulas, total                    8 (SOHC)

Taxa de compressão        12,6

Injeção eletrônica            M.P.F.I.

Potência                              Gasolina: 78 cv @ 6400 rpm / Etanol: 80 cv @ 6400 rpm ”

Torque                                 Gasolina: 9,5 mkgf @ 5200 rpm / Etanol: 9,8 mkgf @ 5200 rpm ”

Transmissão                       Manual de 6 velocidades

Freios                                  Hidráulico com duplo circuito distribuído em diagonal

Dianteiros                           A disco ventilado

Traseiros                             A tambor

Direção                               Elétrica Progressiva

Suspensões

Dianteira                             Independente tipo “McPherson”, sem barra estabilizadora, molas helicoidais com carga lateral linear, amortecedor telescópico pressurizado estrutural

Traseira                               Semi independente, com eixo torção, sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elástica linear e amortecedor telescópico pressurizado

Rodas                                   Aço estampado 5J x 14, 4 furos, com calota integral presa por parafusos

Pneus                                   185/70 R14

Bateria                                 50Ah

Alternador                         100 Ah

Tanque de combustível (litros)  54

 

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