Tecnologias de carro para veículos de carga  

Tecnologias de carro para veículos de carga

Tecnologias de carro para veículos de carga. Sistemas de segurança que estão rodando nos caminhões, furgões e vans nos dias de hoje, assistências como controle de estabilidade e câmera de ré que ajudam no dia a dia dos transportadores

Texto: Carol Vilanova

Fotos: divulgação

Muita gente pensa que os carros, principalmente, os mais luxuosos são exclusivos quando o assunto é tecnologia embarcada. Nada disso, o universo dos veículos que transportam nossas cargas para cima e para baixo estão tão avançados tecnologicamente quanto os carros, inclusive, com a automação chegando desde as docas até a porta da casa do cliente.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

É claro que muitos desses recursos ainda estão longe de serem realidade, rodam na Europa como protótipos e devem demorar muito tempo para chegarem no Brasil. Mas por outro lado, os motoristas e transportadores já podem contar com diversos itens de assistência, que ajudam em controle como estabilidade, tração e saídas em rampas. Sem contar com o bluetooth, que auxilia em eventuais telefonemas, GPS, sensores de estacionamento e câmera de ré.

Tecnologias de carro para veículos de carga

O ABS, por exemplo, que agora é item obrigatório, faz com que caminhões dos mais variados portes não tenham suas rodas bloqueadas durante uma frenagem brusca. Já o ESP, cuja sigla vem do inglês “Eletronic Stability Program”, ou programa eletrônico de estabilidade, em português, já está bastante difundido, e trabalha junto com o ABS.

Veja aqui como montar uma oficina diesel

Esse sistema, utilizado em demasia tem a função de corrigir a trajetória do veículo em caso de desestabilização em qualquer um dos eixos. Atua diretamente na dirigibilidade e pode ser desligado por meio de um botão no painel.

Se o ABS é obrigatório, muitos dos nossos veículos de carga contam com controle de estabilidade como equipamento opcional. Vans como Mercedes-Benz Sprinter, Citroen Jumper e Peugeot Boxer, além das italianas Fiat Ducato e Iveco Daily contam com o sistema, muitas vezes como opcional, às vezes com outro nome, ESC (Eletronic Stability Control, ou controle eletrônico de estabilidade).

O EBD, que significa “Eletronic Brake Force Distribuition” em inglês, e traduzindo: distribuição eletrônica de frenagem, para nós, também funciona em conjunto com o ABS. Seu objetivo é controlar a força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro, de maneira eletrônica e otimizada. Funciona literalmente como auxiliar do ABS.

O sistema de auxílio de frenagem em urgência, cuja sigla é BAS, em inglês, Brake Assist System, atual quando o motorista pisa no freio de repente, jogando a carga máxima no freio. Atua junto com o ABS e o EBD.

Já o EAS, Eletronic Actuation System, é um sistema de controle de tração e também de altura do carro em relação ao solo. Sua atuação se dá ao mesmo tempo do ABS, agindo mesmo que o pedal não seja levado ao fundo. Sua função em condições extremas de frenagem é controlar a altura do veículo.

Tecnologias de carro para veículos de carga

O sistema antiderrapante, conhecido por ASR, ou Anti Slip Regulator, em inglês, impede que as rodas da tração escorreguem, atuando como mais uma assistência no caso do motorista acelere ou passe por situações de emergência. Funciona como um controle de tração.

Conhecido popularmente como assistente em rampas, o HDC, Hill Descent Control, controle de descida, ao lado do ABS consegue acionar automaticamente os freios em terrenos acidentados ou de rampas, evitando que rodas patinem e o veículo escorregue. Esse sistema é importante quando falamos de veículos de carga, por isso tem sido bastante acionado.

Tecnologias de carro para veículos de carga

Tecnologias de carro para veículos de carga: Segurança em diferentes níveis

É importante lembrar que cada marca escolhe os sistemas para adotar em seus veículos, seja como equipamento de série ou opcional, de acordo com o que acha mais importante par ao transportador naquele momento. Só para constar, em 2011, a Chevrolet lançou o Cruze com ESP de série e deixou de lado o conforto do banco elétrico, por questões de custo, ou um ou outro. Foi uma opção, que deu certo, hoje usa o sistema em todos os seus carros.

É claro que na Europa esses sistemas estão muito mais difundidos do que aqui, mas muitas marcas equipam suas vans e furgões com esses recursos e oferecem como opcional. A Fiat Ducato, por exemplo, na Europa vem de série com muitos dispositivos de assistência de segurança e condução, são eles o ESC, ASR, EBA e HDC, entre outros.

 

Aqui no Brasil, pode ser equipada com os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC), além do Hill Holder, assistente para partida em rampas que impede o carro de se deslocar nas saídas em trechos íngremes, o que ajuda muito nas manobras. A também italiana Iveco Daily opta pelo ESP como item de série.

Já as francesas, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, dois furgões que chegaram recentemente atualizados no nosso mercado, têm o ESP combinado com as funções de Controle adaptativo de carga, o ASR e o Assistente de partida em rampa garantem uma condução mais assertiva e segura.

Considerando os níveis de segurança, podemos dizer que a Mercedes-Benz Sprinter vem recheada. O ESP Adaptativo 9i®, um sistema exclusivo da marca, é destaque neste quesito e está disponível para os motoristas como opcional em algumas versões e como item de série nas mais equipadas.

Segundo a marca, o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo. O programa integra nove funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo e constituem uma verdadeira sopa de letrinhas.

O ABS, ASR, BAS e o EBD já são conhecidos, agora vamos conhecer o LAC, que faz o Controle de Carga Adaptativo, corrigindo o sistema de estabilidade de acordo com a carga. O ROM (Controle de Rolagem), que detecta a tendência de derrapamento durante manobras e também aciona o ESP, para evitar capotamentos.

Ainda temos o RMI (Interação de Movimento de Rolagem), que detecta a tendência de capotamento em certas situações. O EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio), que detecta a retirada brusca do pé do acelerador e já aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio. E Por último o BDW (Limpeza dos Discos de Freio), que em situações de chuva aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio.

Com a tecnologia em favor do desenvolvimento de veículos, esses são itens que pode ajudar muito a vida do transportador. Vamos lembrar que as picapes médias e pequenas podem ser equipadas com qualquer um desses equipamentos, na maioria das vezes compactados num pacote escolhido na hora da compra.

Read Previous

Paccar Parts inaugura Centro de Distribuição de Peças

Read Next

Goodyear destaca participação há 51 anos da chegada do homem à Lua