
Modelo fabricado no Brasil tem no conjunto mecânico seus maiores atributos, que garantem uma ótima dirigibilidade e a confiabilidade característica da marca japonesa
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Bruna Liberona
Não tem como negar, apesar de ser um carro compacto, o Etios carrega no DNA uma invejável herança para muitos premiums do mercado: o sobrenome Toyota. É incrível como o pequeno veículo pode ser tão eficiente. Passou longe da fila da beleza, é verdade, mas na fila do acerto mecânico, da combinação de sistemas e do conjunto de powertrain passou várias vezes. Por conta do meu trabalho, muitas pesoas me perguntam que carro comprar, qual o melhor carro em determinado segmento? Eu, com muita tranquilidade, indico o Etios para quem procura um carro compacto e quer baixo custo de manutenção e confiabilidade.
Justamente pelo seu DNA. O Toyota Etios é um carro que traz na bagagem tudo o que a montadora japonesa tem de bom, e a parte patriota: é fabricado aqui no Brasil e tem uma rede ampla de concessionárias espalhadas pelo nosso território para dar todo suporte de pós-vendas necessário, sem contar que as peças estão aqui na esquina, ou seja, sem estresse. Olhando pelo lado do consumidor, vale quanto pesa. Aliás, o preço não é seu ponto forte, mas a relação custo benefício vale a pena.
Para realizar essa matéria e contar um pouco da engenharia desse carro, testamos o modelo XLS na carroceria hatchback com motor 1.5l. E sem puxar sardinha pro lado da Toyota, é um dos carros mais agradáveis que já dirigi, claro que nessa categoria mais popular. A gama comleta do Etios 2015 é a seguinte: versões X, XS, XLS e Platinum, nas carrocerias hatchback e sedã e motores de 1.3L (versão X) e 1.5L (demais versões) 16V Flex . Todas as versões do sedã contam com a motorização 1.5L 16V Flex, assim como o modelo Cross.
Falando de motorização, o conjunto 1.5l é rápido, ágil e de ótimas retomadas. Com 16 válvulas, o Etios atinge potência máxima de 96,5 cv quando abastecido com etanol e 92 cavalos com gasolina, sempre a 5.600 rpm. Já em relação ao torque, são 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, seja com etanol ou gasolina.
A taxa de compressão é de 12,1:1 e injeção eletrônica do tipo multiponto, bicombustível. Combinado ao excelente câmbio manual de cinco marchas, o conjunto se completa. Engates macios, precisos e sem solavancos, o que representa ótima dirigibilidade e agradabilidade ao dirigir. Assim, o pequeno fica extremamente economico, é visível a economia do consumo de combustível no modelo, que segundo a Toyota tem nota A no programa de etiquetagem do Inmetro.
Ainda para ajudar na dirigibilidade, é equipado com direção eletroassistida progressiva, com excelente raio de giro de 4,8 m, que proporciona facilidade na hora de fazer manobras e esterçar. O conjunto de suspensão proporciona conforto e estabilidade, tanto nas ruas da cidade quanto na estrada, quando a velocidade é mais alta.
Na parte de undercar o Etios conta ainda com a base da mola dos amortecedores invertida, evitando o acúmulo de sujeira. Além disso, o tubo de escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. Já a tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim, segundo a engenharia da Toyota.
Acabamento interno e equipamentos de série
De acordo com a Toyota, toda a gama Etios, desde a versão X, oferece uma lista de equipamentos composta por air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Outros diferenciais no modelo são a posição elevada para dirigir e o amplo espaço interno.
Na versão que testamos, a XLS o acabamento do volante é revestido no padrão couro, os bancos são em padrão Comfort Drive e foram adotadas as luzes de seta nos retrovisores externos. Um carro que pode não ser bonito, mas entrega tudo o que promete. O preço do modelo 1.5 começa em R$ 42.620,00.
Ficha técnica
Motor 1.5L 16V DOHC T-FLEX
Potência 96,5 cv (etanol) e 92 cv (gasolina) a 5.600 rpm
Torque 13,9 kgm.f (etanol ou gasolina) a 3.100 rpm
Cilindrada 1,496
Taxa de compressão 12,1:1
Transmissão Manual de cinco velocidades
Relação de marchas
1º: 3.545;
2º: 1.913;
3º: 1.310;
4º: 0.973;
5º: 0.804;
Ré: 3.214
Diferencial: 3.944
Suspensão dianteira “McPherson” com barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora
Direção eletroassistida progressiva
Freios dianteiros Discos ventilados
Freios traseiros Tambor

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.