Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure  

Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure

Como sucessora da Tiger 800, Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure. A nova motocicleta chega às concessionárias em duas versões: Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e Tiger 900 Rally Pro (R$ 59.990,00), ambos em preço promocional de lançamento.

Montadas na fábrica de Manaus (AM), a Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada. Já a Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no on-road.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

“Estamos muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato Fabrini, General Manager da Triumph. Além disso, vale lembrar, a Tiger 800 foi líder de vendas durante vários anos no Brasil. Até o final de 2020, a fabricante inglesa planeja comercializar 2.700 unidades do modelo no País.

Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure  

A marca inglesa explica que a linha foi projetada para estabelecer uma nova referência na sua categoria, proporcionando a máxima aventura em cada pilotagem. Sofreu diversas modificações em relação ao modelo Tiger 800, ganhando um motor triplo de 900 cc com respostas mais imediatas, um incrível padrão de acabamentos, equipamentos e especificações, nova tecnologia de pilotagem melhorada, um novo estilo e uma nova atitude ainda mais agressiva. Além disso, a Tiger 900 está significativamente mais leve que os modelos anteriores, garantindo que ela seja a moto Adventure de médio porte mais capaz, ágil e dinâmica do planeta.

Leia aqui matéria da fábrica Triumph em Manaus quando completou 25 mil motos montadas

Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure: Triumph conta a história do modelo adventure

A Triumph Tiger tem uma história incrivelmente rica, com uma linhagem de modelos off-road que fazem sucesso no mundo todo há mais de 80 anos. A partir de 1936, com os primeiros modelos de competição da Tiger, esse nome passou a desempenhar um papel significativo no estabelecimento da categoria Adventure – de corridas a ralis e ao nascimento e à explosão das viagens de aventura. Lançada em 2010, a Tiger 800 estabeleceu uma posição de liderança no segmento Adventure de motos de médio porte, com manuseio neutro e preciso, motor de três cilindros rico em torque e acessibilidade a todos os tipos de pilotos. Em janeiro de 2018, durante o programa de desenvolvimento desse novo modelo, o protótipo Tiger Tramontana mostrou ao público que assistia o tradicional PanAfrica Rally um pouco do estilo agressivo e do equilíbrio que teria a então futura Tiger 900.

Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure  

O novíssimo motor de 900 cc, com capacidade e desempenho maiores, agora é totalmente compatível com o Euro 5 (conjunto de normas regulamentadoras da Europa que visa a diminuição da emissão de poluentes dos veículos) e possui uma nova ordem de ignição exclusiva, oferecendo maior personalidade e comando de pilotagem. O resultado é aumento do ruído de admissão sob carga, respostas muito mais ágeis do motor, um ronco incrivelmente distinto, maior maneabilidade e mais facilidade na redução das marchas. Com isso, a nova Tiger 900 oferece um estilo de aceleração, um ronco do motor e as sensações ao reduzir as marchas típicos de uma autêntica Twin (dois cilindros), ao mesmo tempo em que preserva totalmente o torque, o comando e as potências oferecidas nas faixas intermediária e máxima tradicionais de um propulsor de três cilindros.

O novo motor oferece um pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores – agora são 87 Nm (a 7.250 rpm), com redução de torque aprimorada e em todas as rotações. A potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa intermediária e um pico de potência de 95 cv (a 8.750 rpm). Isso tudo, combinado, proporciona uma aceleração mais ágil, superando significativamente o modelo Tiger 800 da geração anterior e a concorrente mais próxima. E mais: esse ganho de desempenho vem acompanhado de um ronco do motor muito mais agressivo e envolvente.

Seu radiador agora é duplo, uma configuração inédita, que melhora o desempenho do resfriamento e reduz o calor ambiente sentido pelo piloto. O novo estilo de radiador reforça a postura e atitude mais marcantes dessa moto de aventura. Sua forma e configuração permitem uma posição adicional do motor mais à frente, resultando em um centro de gravidade mais otimizado (40 mm à frente e 20 mm mais baixo). Isso melhora a distribuição de peso, ampliando a facilidade de manuseio da moto e seu equilíbrio em baixa velocidade. Outras melhorias no sistema do cárter e de resfriamento garantem que isso não tenha impacto na distância em relação ao chão. Há também uma caixa de ar completamente nova, com um novo filtro de ar de acesso mais fácil, além de uma embreagem deslizante e assistida para maior conforto do piloto.

Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure: chassi inédito

Com um peso até 5 kg menor que a geração anterior, a nova Tiger 900 oferece a mais emocionante e ágil pilotagem de uma Tiger já proporcionada até hoje. Sua nova estrutura de treliça de aço não é apenas mais leve, mas agora também possui uma construção modular, com subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados, proporcionando a configuração mais focada em aventura de todos os tempos para a pilotagem off-road. Há uma especificação muito alta de suspensão em toda a nova linha 900, com componentes premium das marcas Marzocchi ou Showa, sob medida para oferecer a capacidade definitiva das novas motos Adventure de médio porte que já são a nova referência do segmento.

Para comodidade e conforto máximos para o piloto, o modelo GT Pro apresenta uma suspensão traseira eletronicamente ajustável líder do segmento, permitindo que o piloto selecione as configurações de pré-carga e amortecimento traseiros por meio de um menu no painel de instrumentos TFT. Os pilotos podem optar entre nove níveis de controle de amortecimento, variando de Comfort (mais suave) a Sport (mais firme) e quatro configurações de pré-carga.

Todos os modelos Tiger 900 agora possuem freios Brembo Stylema, líderes da categoria, para proporcionar ainda maior potência de frenagem. São pinças leves, compactas, cuidadosamente esculpidas e de alto desempenho, com volume reduzido ao redor dos pistões e das pastilhas de freio, diminuindo o espaço interno ocupado pelo fluido de freio, permitindo uma resposta de frenagem mais imediata. O aumento do fluxo de ar ao redor das pastilhas também ajuda as pinças a esfriarem mais rapidamente. Essa combinação de novo quadro modular leve, novo motor mais leve, suspensão de alta especificação e freios Brembo premium oferece uma mudança radical na agilidade e na capacidade da nova Tiger 900, garantindo manuseio excepcional em todos os cenários de pilotagem.

As viagens de longa distância também foram beneficiadas por várias inovações da nova Tiger 900. Seu tanque de combustível, por exemplo, agora com capacidade para 20 litros, aumentou sua autonomia. A moto ainda ganhou um novo pára-brisa ajustável, oferecendo proteção superior contra o vento com um simples ajuste com uma das mãos. A ergonomia foi aprimorada e otimizada para o conforto do piloto durante todo tipo de condução. A largura do assento é mais estreita e o guidão fica 10 mm mais próximo, oferecendo uma posição de pilotagem mais confortável e um nível maior de controle do piloto – parado ou em movimento. Além disso, cada modelo possui uma posição de pedaleira exclusiva, de acordo com o estilo esperado de pilotagem, e um mecanismo integrado de altura do assento, com duas posições, facilmente ajustável. Isso permite que o piloto altere a altura do assento em 20 mm para a sua configuração preferida.

Triumph apresenta Tiger 900 em duas versões Adventure: tecnologia de pilotagem

A nova linha Tiger 900 apresenta um avanço significativo em sua tecnologia de pilotagem, com recursos de última geração, incluindo:

Novos instrumentos TFT de sete polegadas líderes da categoria. Recurso disponível como item de série nos dois modelos. Os novos e maiores instrumentos TFT apresentam informações ao piloto em quatro estilos diferentes, com total clareza. Há também quatro opções de cores diferentes para escolher e versões de alto/baixo contraste para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação. A nova tela TFT de sete polegadas agora está colada ao vidro para obter uma imagem mais nítida, sem camada reflexiva.

Sistema de Conectividade My Triumph. Também disponível de série nos dois modelos. O novo painel de instrumentos TFT já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph, conectado ao telefone celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no celular, navegar passo a passo pelo Google (buscando pontos de interesse na região) e ainda controlar a câmera GoPro – tudo isso, facilmente, por meio de indicadores na tela TFT.

Novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e controle de tração com IMU. De série nos dois modelos. O novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e o controle otimizado da tração nas curvas são ativados por meio de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), desenvolvida em conjunto com a empresa Continental. Isso permite a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação, esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Este sistema de tecnologia totalmente integrado garante maior estabilidade de pilotagem o tempo todo.

Modos de pilotagem. São seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável pelo Piloto” e “Off-Road Pro”). Os modos de pilotagem ajustam as configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração para proporcionar o máximo controle ao piloto em todas as condições de pilotagem. Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos “Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha lenta para evitar paradas. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras fora de estrada avançadas, com freios ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road. No modelo GT Pro, são cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e “Configurável pelo Piloto”.

Nova iluminação inteira em LED. Farol, lanternas, luzes indicadoras e faróis de neblina agora são feitos em LED, oferecendo maior luminosidade para o piloto – o que amplia bastante a sua segurança ativa.

Novo sistema de Auxílio de Troca de marcha Triumph (TSA – Triumph Shift Assist). Disponível de série nos dois modelos, o novo recurso foi melhorado, permitindo mudanças de marchas rápidas para cima e para baixo, suaves e confortáveis, sem o auxílio da embreagem, enquanto o piloto mantém a posição do acelerador. Essa tecnologia reduz a fadiga do piloto e melhora a pilotagem.

Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB. Outro item que vem de fábrica nos dois modelos. Trata-se de um local seguro, fechado, sob o assento, que abriga uma prática tomada USB de 5V, para permitir o uso ininterrupto do sistema de conectividade My Triumph e manter o telefone celular sempre carregado.

Mais requinte e sofisticação. Para maior conforto e conveniência do piloto, os dois modelos possuem interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

O inédito estilo agressivo, a carenagem reprojetada em menor escala, os acabamentos revisados e os contornos mais limpos conferem à nova Tiger 900 uma postura de aventura mais distinta e dominante. Isso é ajudado pela sua largura mais estreita, pela extremidade dianteira mais leve e pelo design e tamanho dominantes do tanque de combustível. A carenagem inédita tem um estilo de aventura mais focado e agressivo e inclui tanque de combustível, painel de extremidade do tanque, para-lamas alto, painel do assento, protetor do radiador e saída do duto do radiador. O acabamento e os detalhes também foram aprimorados para o nível mais alto de todos os tempos, tornando a Tiger 900 uma nova referência de qualidade no segmento Adventure.

Read Previous

Nakata contabiliza componentes voltados para veículos Toyota

Read Next

Continental explica o desenho dos sulcos dos pneus

Posts Relacionados