A Volkswagen do Brasil atingiu o volume de 300 mil unidades do sedã Virtus produzidas no País. O número considera a fabricação nas unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o modelo é produzido desde 2018, e São José dos Pinhais (PR), que iniciou o volume em abril de 2025.
O Virtus permanece como o sedã com maior espaço interno da categoria e mantém cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O modelo também é o único do segmento a oferecer três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.
Segundo a empresa, o marco reforça o papel do modelo dentro da estratégia nacional de sedãs da Volkswagen, que já contou com veículos como Santana, Passat e Jetta. O Virtus passou por atualização completa em 2023, incorporando iluminação em LED, nova assinatura visual e interior com central multimídia VW Play de 10,1 polegadas e painel de instrumentos digital.

Produção e readequação industrial
A transferência parcial da produção para São José dos Pinhais abriu espaço na fábrica Anchieta para aumento do volume do Polo Track. A mudança também possibilitou a ampliação da linha de Taubaté, que iniciou em abril de 2025 a produção do Tera, modelo que liderou as vendas de automóveis no Brasil em outubro, com 31.901 unidades emplacadas no acumulado até 13 de novembro.
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O Polo segue como o automóvel mais vendido do País em 2025, com 106.001 unidades no período de janeiro a 13 de novembro. Em São José dos Pinhais, além do Virtus, também é produzido o T-Cross, líder entre os SUVs, com 76.427 unidades emplacadas em 2025.
Equipamentos e motorização
O Virtus oferece assistentes de condução como ACC, AEB, frenagem pós-colisão, detector de fadiga, XDS+ e BSW, itens disponíveis em todas as versões com câmbio automático. A gama inclui motores TSI em três níveis de desempenho e configurações com câmbio manual ou automático, dependendo da versão.
A versão Exclusive, lançada com inspiração no Santana EX, utiliza motor 250 TSI e oferece quatro modos de condução.
Volkswagen: produção acumulada e investimentos
A Volkswagen do Brasil acumula mais de 26 milhões de veículos produzidos desde 1959, somando os volumes de Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais. A empresa mantém ciclo de investimentos de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, sendo R$ 16 bilhões destinados ao Brasil. A estratégia prevê 21 novos veículos para a região, com eletrificação crescente a partir de 2026.
Marcos de produção da Volkswagen do Brasil
| Ano / Mês | Marco de Produção |
| Jul 1970 | 1.000.000 |
| Nov 1979 | 5.000.000 |
| Mai 1994 | 10.000.000 |
| Mai 2005 | 15.000.000 |
| Mai 2012 | 20.000.000 |
| Jun 2023 | 25.000.000 |
| Ago 2025 | 26.000.000 |
Produção das fábricas no Brasil
| Fábrica | Volume Produzido |
| Anchieta | 14,9 milhões de veículos |
| Taubaté | 7,9 milhões de veículos |
| Curitiba (São José dos Pinhais) | 3,2 milhões de veículos |
| São Carlos | 14,4 milhões de motores |
Modelos mais produzidos na história da Volkswagen do Brasil
| Modelo | Produção |
| Gol | +8,5 milhões |
| Fusca | +3 milhões |
| Fox/CrossFox | 2,1 milhões |
| Saveiro | 1,7 milhão |
| Kombi | 1,5 milhão |
| Voyage | 1,5 milhão |
| Polo | 1,12 milhão |
| Brasília | 950 mil |
| Parati | 912 mil |
| T-Cross | 576 mil |
| Golf | 550 mil |
| Nivus | 317 mil |
| Virtus | 300 mil |



