
Com novo design e mais equipado, a Volkswagen lança Novo Polo no Brasil e inaugura nova fase da marca no país. De acordo com a empresa, o Novo Polo representa um novo conceito de automóvel no mercado brasileiro, com mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores. Isso tudo graças à Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o novo conceito da marca para o desenvolvimento e produção de veículos.
Para implementar a Estratégia Modular MQB na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões. A Estratégia Modular MQB vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos.

O Novo Polo será lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha. O modelo começa a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.
As três opções de motores disponíveis para o Novo Polo têm bloco e cabeçote feitos de alumínio, além de vários outros recursos para aprimorar sua eficiência energética.
Para as versões Comfortline e Highline está disponível o motor 200 TSI, sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm), combinado à transmissão manual de 5 marchas. O Novo Polo também pode ser equipado com o premiado motor 1.0 MPI de até 84 cv e torque máximo de 102 Nm (10,4 kgfm).
Com o motor 200 TSI, o Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura é aplicada na tampa traseira, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.
O motor TSI gera o torque máximo de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. De acordo com a Volkswagen, isso garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm.
Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O Novo Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a segunda geração do Active Info Display, o quadro de instrumentos totalmente digital no qual as informações são implementadas via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.
Há três sistemas de infotainment, que permitem total conectividade e leitura de variados arquivos digitais, disponíveis para todas as versões. Entre eles está o Discover Media, com tela de 8 polegadas e três entradas USB, entre outros itens. Todas as versões do Novo Polo trazem de série o prático suporte para celular sobre o painel, com entrada exclusiva USB para carregamento.
Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.
Também está entre os recursos de segurança o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café. O Novo Polo também conta de série com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais.
Todas as versões do Novo Polo trazem de série direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.
O Novo Polo Comfortline vem equipado com banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, rodas de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.
A versão Highline soma aos itens de série da opção Comfortline os recursos: sistema “Kessy” de abertura das portas sem uso da chave e partida do motor por botão no console central, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado “Climatronic”, banco do passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com função “cornering light” (luz de conversão estática), luz de condução diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16, sobretapetes e volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.
O Novo Polo é calçado em todas as versões com pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível. São três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17. Todas as versões do Novo Polo possuem rodas com cinco parafusos de fixação.
São sete as opções de cores para o Novo Polo: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas).