Volkswagen Tera: motor 1.0 turbo de 170 Nm e câmbio automático

Volkswagen Tera: motor 1.0 turbo de 170 Nm e câmbio automático

Tech Drive: Avaliação do Volkswagen Tera: motor 1.0 turbo de 170 Nm e câmbio automático

O Volkswagen Tera estreia no mercado nacional com a responsabilidade de ser mais que um simples SUV de entrada. Tem opções para todos os bolsos, mas nós testamos a tipo de linha, a High equipada com o pacote especial Outfit The Town Edition, o foco não está apenas no estilo, mas também na performance mecânica entregue pelo já conhecido motor 1.0 170 TSI, o mesmo do Polo e Virtus.

Volkswagen Tera: motor 1.0 turbo de 170 Nm e câmbio automático

Justamente o propulsor que é nosso maior destaque, construído com três-cilindros, turbocompressor e injeção direta de combustível, flex é claro. Dessa forma, entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque com uso exclusivo do etanol.

Volkswagen Tera: motor 1.0 turbo de 170 Nm e câmbio automático

O segredo está na curva de torque, disponível logo em baixas rotações. Em trânsito urbano, isso significa arrancadas ágeis, ultrapassagens seguras e uma condução menos cansativa. O casamento com a transmissão automática de seis marchas é equilibrado: não busca esportividade, mas privilegia suavidade e respostas rápidas na medida certa.

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A calibração da central eletrônica prioriza eficiência sem perde o torque em retomadas, algo essencial para o perfil urbano ao qual o modelo se destina.

Além do motor, outro ponto que reforça a identidade nacional do Tera está no acerto dinâmico. Desenvolvido para as ruas brasileiras, o SUV apresenta suspensão independente na dianteira e eixo de torção na traseira, calibrados para lidar com buracos, valetas e lombadas sem comprometer a estabilidade em curvas.

A direção elétrica progressiva é leve em manobras e firme em velocidades mais altas, transmitindo confiança ao volante. Esse equilíbrio mecânico garante ao Tera uma condução previsível, segura e confortável.

A edição especial que testamos adiciona elementos visuais exclusivos, como rodas escurecidas de 17 polegadas, teto e retrovisores pintados em Preto Ninja e bancos com revestimento premium. Além disso, vem equipado de série com um pacote completo de segurança ativa e passiva.

Seis airbags, controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampas trabalham em conjunto para manter o carro sob controle em qualquer situação. Na versão High, o pacote ADAS adiciona piloto automático adaptativo e assistente ativo de faixa.

Não poderia ser um carro jovem e moderno se não tivesse uma ótima central multimidia, o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone.

 

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