
Com motor de 105 cavalos, modelo tem torque impressionante, fruto da combinação de tecnologias como injeção direta e combustível e turbocompressor
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
O Volkswagen up! quando foi lançado tinha pretensão de revolucionar o mercado, com uma opção de veículo compacto, com boa eficiência energética e baixo custo de manutenção. Já tinha como grande destaque o novíssimo motor 1.0l de três cilindros, da família recém-lançada EA 211.
A Volkswagen, porém, conseguiu se superar, justamente com a evolução desse propulsor, que recebeu a tecnologia dos veículos de luxo da marca, a TSI, ou seja, em inglês, Turbocharge Stratified Injection, que significa motor turbo alimentado com injeção direta, exatamente a grande novidade do modelo, já que é o primeiro compacto a contar com esse avançado sistema.
O up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex é absolutamente interessante de guiar, esperto e veloz, tem uma retomada de impressionar para um carro popular. E o melhor: muito, mas muito economico. Um tanque de combustível roda em torno de 700 km. Vale quanto pesa, no entanto: o modelo com motor TSI começa nos R$ 43.000,00
Está disponível em sete versões: move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!, todas equipadas com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos de série.
Ou seja, um carro completinho, que para ser diferenciado dos demais up! ganhou a tampa do porta-malas pintada na cor preta e nomenclatura TSI.
Cada uma das versões tem suas características e trazem roupagem especial, pinturas e acessórios exclusivos. Como equipamentos de série contam com recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), entre outros. O que todos têm em comum? Uma combinação ideal entre desempenho, eficiência energética e prazer ao dirigir.
Entre as versões TSI, certamente a speed up! é a mais charmosa, com o estilo mais esportivo, inclusive remetendo aos ícones da VW, destacando com exclusiva pintura preta no teto e nos para-choques. Uma homenagem da VW para os Gol GT e GTi.

Disponível na cor branca, conta com a área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect.
E nas laterais, os retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul, chamam atenção.
Por dentro, o modelo tem tons escuros e materiais bastante exclusivos, principalmente, para um carro compacto. O revestimento do teto e das colunas é na cor preta. Os bancos dianteiros são do tipo “one shape”, sem repartir o encosto da cabeça.
Motor turbinado
Tirando os detalhes de cada uma das versões, o TSI tem no motor seu maior trunfo, que segundo as medições da Volkswagen, chega a impressionantes 100 km/h em 9,1 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 184 km/h (etanol). É fácil de acelerar, a impressão que dá é que o pedal não chega a tocar o assoalho do carro, ou seja, se fosse permitido, teria mais velocidade por vir.
O up! TSI é do tipo pequeno espertalhão, o seu motor, produzido na fábrica da VW de São Carlos/SP, é o que tem de mais avançado em tecnologia bicombustivel, equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível, artigo de luxo, literalmente.
O novo motor 1.0 TSI Total Flex faz parte da família EA211, que segundo a engenharia da marca foi desenvolvido pensando na estratégia de downsizing, ou seja, motores menores e mais eficientes.
Essa eficiência é conseguida por conta da associação da redução da capacidade cúbica, da precisão da injeção direta de combustível, dos comandos de válvulas variáveis e do alto desempenho do turbocompressor. Assim, a potência do motor elevou de 82 cv (nos modelos três cilindros convencionais) para 105 cavalos. É uma bela cavalaria para um carrinho tão compacto.
Os números da VW são os seguintes: 101 cv a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. Já em relação ao torque: 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, o novo motor ganhou classificação “A”, com a marca de consumo energético de 1,44 MJ/km (conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012).
Na construção do motor, o trabalho foi em prol de reduzir o atrito e o peso dos componentes, coma utilização de materiais e processos para aumentar a resistência estrutural e térmica. Ou seja, prezar pela durabilidade.
A VW explica ainda que a injeção direta, em comparação com o sistema convencional possui as vantagens de ser mais precisa e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade adequada de combustível em todas as condições de uso. Outro detalhe, já parte da família EA 211, é a partida a frio em alta pressão, que dispensa a utilização do tanquinho de gasolina.
O turbocompressor, fornecido pela Borwarner, é leve e compacto – seu rotor tem menos de 40 mm de diâmetro –, de baixa inércia, e graças a essas características oferece respostas rápidas quando o motorista aciona o acelerador.
Já a transmissão, a reconhecida MQ 200 do tipo manual de cinco marchas, ganhou avanços e teve a relação do diferencial alongada em 26%. Segundo a marca, o câmbio foi desenhado para se adequar ao motor 1.0 TSI, com o motor de partida instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança.
No quesito segurança, o up! sempre se destacou, tem controle de tração M-ABS, ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência.
Na suspensão, foram introduzidos molas e amortecedores com nova calibração, mais esportiva, apesar de ser leve e resistente. O sistema de freios traz disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diâmetro e na traseira, tambor, com 200 mm de diâmetro.
Tem muita coisa nova no up! TSi, que valem um belo test-drive, como equipamentos de série em todas as versões ainda tem: coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth e pneus “verdes”, entre outros itens. Um carrinho bacana, muito bacana mesmo.
Ficha técnica
Motor
Cilindrada |
999 cm³ |
Cilindros | 3 em linha |
Válvulas | 4 por cilindro |
Posição | Transversal à frente do eixo |
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões | 74,5 x 76,4 mm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência líquida máxima | 101cv (G) / 105cv (E) – 5.000 rpm |
Torque líquido máximo | 16,8kgfm (G) / 16,8kgfm (E) – 1.500 rpm |
Formação de mistura | Injeção direta de combustível, dispensa partida à frio |
Transmissão | Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos |
Embreagem | Monodisco, acionamento hidráulico |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Relação de marchas | 1ª – 3,769:1; 2ª – 2,095:1; 3ª – 1,281:1; 4ª – 0,927:1; 5ª – 0,740:1; ré – 3,182:1 |
Relação de diferencial dianteiro | 3,625:1 |
Direção | Elétrica |
Diâmetro de giro do veículo | 9,8 m |
Relação de direção | 15,5:1 |
Voltas no volante (batente a batente) | 2,9 |
Freios
|
Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo ABS com funções MSR, ESS, EBD e TC |
Dianteiros | Disco ventilado, diâmetro de 256 mm |
Traseiros | Tambor, diâmetro de 200 mm |
Suspensão
Dianteira |
Suspensão independente tipo McPherson Molas helicoidais Barra estabilizadora |
Traseira | Suspensão interdependente com braços longitudinais Molas helicoidais |
Rodas
|
5Jx14 / 5,5Jx15
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Pneus | 175/70 R14 / 185/60 R15 |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.