
O modelo Volvo C70 está completando 20 anos de trajetória global, sendo oferecido nas versões cupê e cabriolet, foi apresentado ao mundo há vinte anos no Salão de Paris de 1996. Construído na fábrica de Uddevalla, na Suécia, o modelo em ambas as versões foi montado na plataforma do modelo 850.
Parte do projeto foi realizado na fábrica da TWR, em Oxford, na Inglaterra, onde o Tom Walkinshaw, dono da TWR, também mantinha sua coleção de automóveis. O C70 anunciou uma nova direção no design que iria caracterizar muitos modelos futuros.

Foi equipado com motores turbo com cinco cilindros. O mais forte, com 2,3 litros e 240 hp, veio do Volvo 850R. Uma versão mais calma (2,5 litros e 193 hp) foi lançada ao mesmo tempo, e havia versões de 2 litros oferecendo 180 e 225 hp, respectivamente, para mercados no qual o volume do motor determinava os índices de impostos.
Apesar de o conceito emocional do C70 reinar sobre o racional, havia bastante espaço para quatro pessoas e suas bagagens. O nível de segurança era muito alto, pois contava com recursos como sistema de proteção contra impacto lateral (SIPS), proteção contra lesões cervicais (WHIPS), cintos com tensionador e airbags laterais.
O design resistiu ao tempo e não mudou significativamente durante os nove anos de vida da primeira geração. O Volvo C70 Coupé foi fabricado até 2002, enquanto o cabriolet continuou por mais três anos, até abril de 2005. Dos 76.809 C70 construídos, 27.014 eram cupês e 49.795, cabriolets.
A segunda geração do C70 conversível, construído pela Pininfarina com teto rígido em três partes, foi lançada no Salão de Paris em setembro de 2005.
10 coisas que talvez você não saiba sobre o Volvo C70:
O modelo possuía um dos melhores sistemas de som da época, com alto-falantes da marca dinamarquesa Dynaudio, Dolby Surround e amplificador de até 4×100 watts;
Na Suécia existe um clube especial para os proprietários do C70 – o Swedish Volvo C70 Club. Os participantes estão organizando um desfile desde a fábrica em Uddevalla até o Museu da Volvo, em Gotemburgo, para o 20º aniversário
Foi possível acompanhar online a avant-première em Paris – essa foi a primeira vez que isso aconteceu na Europa.
Em 1998, o C70 foi eleito o melhor Volvo na pesquisa de satisfação do cliente da J. D. Power, ficando em 5º lugar no ranking geral;
Tom Walkinshaw, o homem por trás da TWR, era um piloto de corridas com muita experiência, com três títulos mundiais na categoria de touring car e duas vitórias nas 24 horas de Daytona e Le Mans, respectivamente;
Em 1999, a Volvo adquiriu a TWR da Autonova e continuou a produção própria. Mais tarde, formou outra empresa com a italiana Pininfarina;
Na produção do filme O Santo (1997), Simon Templar, representado por Val Kilmer, guiou um Volvo C70. O filme foi produzido antes do lançamento do carro, exigindo sigilo absoluto.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.