
Com a conectividade em foco, assim como a eficiência energética, a Volkswagen apresenta aos novos modelos Gol e Voyage, que contam com o motor 1.0l de três cilindros Total Flex como destaque das linhas. Os veículos vêm nas versões Trendline, Comfortline e Highline, sendo que as duas primeiras podem vir com o motor de três cilindros. Já a Highline é equipada com o conhecido motor de 1.6 litros Total Flex.
O novo motor três cilindros da Volkswagen, já utilizado no Fox e no up!, é da família EA211 e proporciona melhoria da eficiência energética de até 11%, em relação ao modelo anterior, sendo certificado com nota A (selo verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.
Cheio de tecnologia e inovações, o engenho atinge potência máxima de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv com uso de etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
Já engenho 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol), disponível para as versões HIghline e Comfortline, recebeu inovações em relação à redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim.

Para os novos Gol e Voyage, a VW disponibiliza os câmbios manual e automatizado. A transmissão manual MQ200 teve as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Gol 1.0l anterior. Já o câmbio I-Motion teve aprimoramentos principalmente no preço para poder ser mais popularizado.
Design e conectividade
Mais não foi somente os motores que evoluíram, os desenhos externo e interno dos modelos foram totalmente refeitos, com modernidade e estilo, sempre pensando no cliente, e sem perder a famosa robustez da marca.
Foram incorporados na dianteira dos veículos novos para-choques, novos faróis e novas lanternas, que destacam as linhas horizontalizadas. Um novo vinco lateral, que contorna quase toda a carroceria, contribui para realçar a precisão e o cuidado nos mínimos detalhes de design. As duas traseiras também mudaram, deixando os destaques para os conjuntos óticos e as linhas do projeto.
O sistema de infotainment ganhou muito destaque no desenvolvimento do projeto, para que fosse mais tecnológico e conectado, garantindo a segurança do motorista no uso dos seus dispositivos durante a viagem.
Os modelos vêm com a tecnologia global da Volkswagen, o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Confira tabela de preços, que foram reduzidos em relação aos modelos anteriores:
GOL | Trendline | Confortline | Highline |
1.0 manual | R$ 34.890 | R$ 42.690 | – |
1.6 manual | R$ 40.190 | R$ 47.490 | R$ 51.990 |
1.6 IMotion | – | R$ 50.790 | R$ 55.290 |
VOYAGE | Trendline | Confortline | Highline |
1.0 manual | R$ 40.990 | R$ 46.990 | – |
1.6 manual | R$ 44.590 | R$ 49.790 | R$ 55.290 |
1.6 IMotion | – | R$ 53.090 | R$ 58.590 |
Editado por Carol Vilanova

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.