
VW Tiguan 1.4 TSi: performance com economia. Uma combinação perfeita de tecnologia, mecânica moderna, conforto e esportividade, o utilitário esportivo da marca alemã é muito mais do que um bom carro.
Texto: Carolina Vilanova
Imagens: Edinho Paiva
Os motores TSi da Volkswagen são considerados estado de arte em termos de eficiência energética. E hoje existe uma gama extensa desses propulsores, que equipam modelos de vários segmentos da marca.

Hoje estamos rodando com o Volkswagen Tiguan 1.4 TSi, um utilitário esportivo que combina desenho arrojado com performance e economia, sem deixar de lado a tecnologia e a conectividade obrigatórias num veículo dessa categoria.
O modelo 1.4 é o que a Volkswagen chama de versão mais acessível do Tiguan, não tem nada de carro de entrada, inclusive não difere em nada da versão 2.0, apenas na inscrição do nome do motor e no preço, claro, já que o 1.4 começa em R$ 128.270,00 enquanto a versão 2.0 que tínhamos até agora ultrapassa os R$ 156.220,00. Vale cada centavo.
Em termos de visual, o Tiguan segue o DNA global da marca alemã, com itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado, como barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais pretas, que enfatizam o ar robusto do modelo.
Mas é por dentro e, principalmente, na parte mecânica que o Tiguan 1.4 se destaca. O motor, da família TSI, leva no seu gene a injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor. Uma combinação que resulta em eficiência energética, ou seja, o melhor balanço entre performance e economia de combustível.
Com potência de 150 cavalos, vale lembrar que o modelo é oferecido somente a gasolina, o torque é registrado elevado mesmo em baixas rotações, mais precisamente, 25,5 Kgfm a partir de 1500 rotações.
Na rua anda muito bem e é versátil, mas na estrada desenvolve muito melhor, é fácil chegar numa velocidade de cruzeiro e com muito conforto, sem ruídos e vibrações. Segundo a VW, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima.
O Tiguan vem com transmissão automática de seis marchas do tipo DSG, a dupla embreagem, que permite trocas de marcha sem interrupção de torque nas rodas. A tração é 4×2. Falando um pouquinho da segurança, oferece seis airbags, freios ABS com EBD, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR). A direção é elétrica, tudo de série.
De série, a novidade já traz sistema de infotainment Composition Media com a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Nesse modelo temos o freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold, sistema Star/Stop e monitoramento da pressão dos pneus. A configuração que testamos tinha a câmera de ré e o ar condicionado Climatronico, que facilita bastante a vida na cidade.
Galeria de fotos
Ficha técnica
Motor: 1.4 TSi
Combustível: Gasolina (E22) Cilindradas: 1395 cm3 Cilindros: 4 / Em Linha / 4 Potência: 150 cv a 5000-6000 rpm Torque: 25,5 kgfm a 1500-3500 Diâmetro e curso do pistão: 74,5 x 80 mm Taxa de compressão: 10:1 Formação de mistura: injeção direta multiponto Transmissão Conjunto câmbio-diferencial: Automático, seis marchas à frente, acionamento eletro-hidráulico Embreagem: Dupla Embreagem, multi-discos imersos em óleo Rodas motrizes: Dianteira Relações de marchas: 1ª – 3,462:1; 2ª – 2,050:1; 3ª – 1,300:1; 4ª – 0,902:1 5ª – 0,914:1; 6ª – 0,756:1; ré – 3,987:1 Relação do diferencial: 4,800:1 2ª Relação do diferencial: 3,600:1 Suspensão Dianteira: Suspensão independente tipo McPherson com molas helicoidais Traseira: Suspensão independente Braço transversal e longitudinal com molas helicoidais Direção Tipo: elétrica Diâmetro de giro do veículo: 12 m Relação de direção (média): 15,40:1 Voltas no volante (batente a batente): 2,71 Freios Programa eletrônico de estabilização com sistema de auxílio à direção (ESC) incluindo ABS + EBD com assistência de freio (BAS), ASR, EDS e XDS. Traseiro discos e dianteiro discos ventilados Roda 7,0JX17 com Pneu 235/55 R17 |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.