
Especialistas da ZEN, fabricante de tensionadores e outros componentes automotivos, recomendam atenção aos itens, que devem passar por uma inspeção preventiva a cada 10 mil Km.
A função do tensionador é absorver a vibração da correia, ajudando no sincronismo de abertura e fechamento das válvulas e nos movimentos dos acessórios do motor. Por não dar sinais de desgaste, em caso de quebra, pode representar uma grande despesa para o dono do veículo. Por isso, para evitar dores de cabeça e um rombo no bolso, a inspeção é necessária.
Antes que isso aconteça, porém, podem haver ruídos anormais ou vibrações excessivas na correia e, em alguns casos, uma luz no painel de serviços pode acender.
Por isso, todo cuidado é pouco. Uma peça com problemas pode afetar o funcionamento de todos os componentes do sistema, causando, desde um funcionamento irregular do motor, até a sua parada imediata. A vida útil do tensionador pode variar de 50 a 60 mil quilômetros.
Segundo os técnicos da Zen, se esse item estiver desgastado pode provocar falhas como a rigidez na direção hidráulica, parada do veículo por falta de carga na bateria, superaquecimento do motor e/ou empenamento das válvulas de comando por perda de sincronismo.
Nesses últimos dois casos, o prejuízo pode variar de R$ 1 mil, em um veículo popular de oito válvulas; a até R$ 8 mil,em um modelo mais complexo e sofisticado. Isso sem levarmos em consideração as despesas com guincho e deslocamento, que variam de acordo com o local e o momento da falha.
Troca do conjunto
Apesar de não haver um consenso entre os manuais das montadoras, é recomendável que o proprietário do veículo solicite a troca do tensionador e da correia de uma vez só. Dessa forma, o mau funcionamento de uma peça não prejudicará a outra.
Além disso, antes de efetuar a troca dos componentes, solicite ao mecânico eliminar qualquer vazamento de água ou óleo nesse conjunto. Outros cuidados que devem ser observados são o alinhamento das peças, o sentido do tensionamento e a tensão nominal correta.
Feita a troca, algumas dicas podem ser adotadas para garantir maior vida útil ao sistema, como, por exemplo, a não utilização de produtos químicos ou derivados de petróleo na limpeza do conjunto e o não direcionamento de jatos de alta pressão nas polias.
A ZEN atende ao mercado de reposição (aftermarket), com distribuidores espalhados em pontos estratégicos do País. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a empresa pelo 0800 47 1919.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.