
Sempre focada em desenvolver e manter programas sociais, a Zen, fabricante catarinense de componentes automotivos, destinou R$ 309.000,00 a diversos projetos por meio da dedução de imposto de renda. Para isso, recorreu mais uma vez às principais Leis de incentivo fiscal do País – como a Rouanet, a Lei do Câncer e Mobilidade Física e o Fundo da Infância e Adolescência.
Com essa soma, uma série de ações serão tomadas, como doação de recursos a hospitais, programas de qualificação profissional, atividades culturais e patrocínios esportivos. Com base nos seus resultados do ano passado, a empresa para viabilizar esses repasses, cujo total, em 2016, será seis vezes maior que o dos anos anteriores, um recorde que orgulha a todos na corporação.
Com a iniciativa, instituições de grande reputação regional e nacional, como o Hospital do Câncer de Barretos (SP) e o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, contam com novos aportes para apoiar o desenvolvimento de suas atividades.
A gerente de Recursos Humanos da ZEN, Schirlei Knihs Freitas, ressalta que a atuação responsável é um dos principais valores da empresa, algo que é amplamente disseminado entre todos os colaboradores. “A mesma cultura de excelência dos nossos produtos e processos é refletida nas respostas que queremos dar à sociedade através de ações que a beneficiem. Nossos colaboradores, diretoria e acionistas têm o mesmo compromisso de fazer da ZEN uma empresa cidadã”, afirma.
Neste ano, 55% dos recursos foram destinados ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), à Lei do Idoso, à Lei do Esporte, ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS). Os outros 45% para a Lei Rouanet, que engloba diversas ações voltadas à cultura, educação e lazer.
A gerente de Recursos Humanos lembra que tão importante quanto a doação da empresa é a obrigatoriedade previstas nas Leis de incentivo de que as entidades beneficiadas prestem contas da aplicação dos recursos, o que possibilita à empresa acompanhar de perto o que é realizado, uma garantia de que as verbas estão alcançando o seu objetivo. Em 2015, o Hospital Pequeno Príncipe utilizou do recurso viabilizando oficinas e apresentações musicais dentro da unidade, atingindo um público de mais de 25 mil pessoas.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.