
Voltado para veículos comerciais, a A ZF anunciou a nacionalização da produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do sistema de freio no Brasil. Trata-se da primeira produção local desse tipo de componente, utilizado em caminhões, ônibus e implementos rodoviários. O módulo eletrônico é responsável por gerenciar funções como controle de estabilidade, antitravamento das rodas, assistente de partida em rampa e controle de tração.
A decisão da empresa decorre de mais de doze anos de experiência na fabricação de componentes eletrônicos no país. Essa expertise passa a ser aplicada à divisão de veículos comerciais da ZF, combinando infraestrutura local, competências técnicas e processos de validação alinhados às exigências internacionais.
Entre as funções habilitadas pela ECU, o controle eletrônico de estabilidade (ESC) tem destaque pela obrigatoriedade legal em veículos comerciais pesados e implementos produzidos no Brasil a partir de janeiro de 2025. Dados de pesquisa da Confederação Nacional do Transporte de 2024 indicam que tombamentos, capotamentos e saídas de pista estão entre os principais tipos de acidentes em rodovias brasileiras, envolvendo também caminhões e ônibus. O uso de tecnologias como o ESC é considerado um fator importante para reduzir esses índices.
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Segundo Caio Fattori, gerente de Gestão de Produto da ZF América do Sul, a nacionalização da ECU traz benefícios diretos às montadoras. Entre eles estão o aumento do conteúdo local, maior competitividade, previsibilidade para novos projetos e melhor logística de suporte. A produção nacional também elimina etapas de homologação para clientes que já utilizam a tecnologia importada, mantendo as mesmas especificações de hardware e software adotadas na Europa.
A empresa adotou um formato plug-and-play para a ECU, o que permite uma produção ágil e competitiva. O projeto europeu foi transferido para o Brasil sem alterações de arquitetura, possibilitando atender às exigências do mercado automotivo nacional. Essa iniciativa é vista internamente como um passo estratégico para ampliar a presença de tecnologias eletrônicas nacionais no segmento de veículos comerciais.
Veículos comerciais estão se tornando plataformas digitais sobre rodas, com múltiplas unidades de controle eletrônico para gerenciar segurança, eficiência energética, conectividade e conforto. A nacionalização da ECU da ZF reforça a preparação da indústria para incorporar soluções cada vez mais complexas.
A unidade da ZF em Limeira (SP), responsável pela produção, é a única no Brasil dedicada a componentes eletrônicos de segurança para o setor automotivo. Desde 2013, já fabricou mais de oito milhões de módulos eletrônicos para sistemas de freio, direção e airbags. Para a produção do novo módulo, a planta recebeu investimentos em modernização, com equipamentos automatizados e testadores de performance com rastreabilidade completa, padrão já aplicado em módulos para veículos de passeio.
De acordo com Plínio Casante, head da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul, a manufatura da unidade passou por auditorias baseadas nas normas da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNICE) e recebeu homologação internacional E1. Essa certificação habilita a fábrica a fornecer produtos de segurança para mercados da Europa, Estados Unidos e Ásia.
Os módulos nacionalizados também passaram por ensaios de bancada, vibração e rodagem para comprovar confiabilidade. A rastreabilidade total do processo garante às montadoras um elevado nível de controle de qualidade. A operação em Limeira está preparada para nacionalizar outras soluções que exigem componentes eletrônicos, fortalecendo a indústria automotiva local para o segmento de veículos comerciais e aumentando a competitividade regional da ZF.