Novo Peugeot E-2008: evolução elétrica com alma mecânica

Novo Peugeot E-2008: evolução elétrica com alma mecânica

Tech Drive: Avaliação do Novo Peugeot E-2008: evolução elétrica com alma mecânica

O Novo Peugeot 2008 chegou no ano passado e agradou com o seu novo visual equipado com um motor turbo. Dessa vez, demos uma volta na versão elétrica, o Peugeot E-2008, que é mais do que um SUV compacto com design arrojado, ele representa um salto importante em engenharia mecânica adaptada à era elétrica. A nova configuração eletrificada do modelo traz mudanças profundas em seu conjunto motriz e sistemas auxiliares.

Sob o capô, ou melhor, sob o assoalho, está o novo powertrain elétrico, que entrega 158 cv, e torque instantâneo de 26,5 Kgfm, garantindo acelerações vigorosas e retomadas eficientes, ideal para quem busca agilidade no trânsito urbano com uma condução suave e silenciosa.

🔧🧑‍🔧 Leia a Revista Oficina News completa

📺Acesse os vídeos do You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews 

A nova bateria de 54 kWh, instalada no centro do chassi e integrada à plataforma multienergia e-CMP, não só melhora o centro de gravidade como amplia a autonomia para até 261 km segundo o ciclo PBEV do INMETRO.

Novo Peugeot E-2008: evolução elétrica com alma mecânica

O E-2008 conta ainda com um câmbio eletrônico e-Toggle, que substitui a alavanca convencional por um seletor minimalista e intuitivo. A escolha entre os modos de condução — Eco, Normal e Sport — altera a resposta do acelerador e o gerenciamento de energia, adaptando o veículo ao estilo do motorista e ao ambiente de rodagem.

Outro destaque técnico é o sistema de frenagem regenerativa, que contribui para a recarga da bateria durante as desacelerações e frenagens, além de oferecer sensação de “freio motor” semelhante à dos carros manuais — um recurso valorizado por motoristas mais experientes.

A suspensão do E-2008, do tipo independente na dianteira e eixo de torção na traseira, foi recalibrada para suportar o peso extra do conjunto elétrico, preservando o equilíbrio dinâmico e o conforto. A direção elétrica com assistência progressiva também colabora para uma condução leve em baixas velocidades e firmeza em velocidades elevadas.

No pacote de segurança e assistência à condução, o modelo incorpora o Peugeot Driver Assist, que inclui alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e controle de cruzeiro adaptativo — tecnologias que dialogam com o sistema de propulsão para manter o desempenho seguro e previsível.

Dentro do i-Cockpit®, o volante compacto e esportivo revestido em couro com comandos multimídia e detalhes visuais exclusivos. O painel de instrumentos digital, agora com tela de 10″ em alta definição, é posicionado acima do volante e totalmente personalizável. No centro do painel, a nova central PEUGEOT i-Connect® traz uma interface intuitiva em tela touchscreen de 10,3″, com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Read Previous

Saiba o que significam as siglas BEV, PHEV, HEV e HEV Flex