
A Cobreq, marca brasileira do grupo alemão TMD Friction, apresentou em seus treinamentos uma lista com as principais ferramentas necessárias para realizar a substituição correta de pastilhas de freio. A recomendação da empresa busca orientar os reparadores quanto à importância do uso de equipamentos específicos para garantir precisão e segurança no serviço, considerando os diferentes tipos de sistemas de freio presentes no mercado automotivo.
Ferramentas básicas para o serviço
Entre os itens indispensáveis estão chaves de caixa e soquetes, utilizadas para a remoção dos parafusos das pinças de freio. Como cada veículo pode exigir medidas diferentes, o reparador deve ter à disposição variações de chaves combinadas, estrela e Torx.
Outro equipamento indicado é o estrangulador para flexíveis de freio, que permite executar a operação de descompressão e retorno dos pistões sem que o fluido volte para o sistema hidráulico, evitando interferências em módulos eletrônicos como ABS, EBD, BAS e ESP.
O alicate de descompressão de pistão, também chamado de compressor de pistão, é essencial para retraí-lo antes da instalação das novas pastilhas. Já as chaves Allen ou Torx são utilizadas em sistemas modernos que contam com parafusos internos.
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Kits específicos e sistemas traseiros
A Cobreq ressalta que muitos veículos exigem kits de ferramentas para freios, que incluem chaves especiais e alavancas de ajuste. Isso é ainda mais necessário em sistemas traseiros, como:
- Freios traseiros a disco com freio de estacionamento tipo drum-hat: exigem ferramentas adicionais para substituição do conjunto de sapatas, além das já utilizadas no eixo dianteiro.
- Freios traseiros a disco com freio de estacionamento acoplado às pastilhas: necessitam de gabaritos e ferramentas específicas para reposicionamento dos pistões. Nesse caso, a limpeza e lubrificação dos mecanismos de autoajuste são indispensáveis para o funcionamento adequado do freio de estacionamento.
- Freios traseiros a disco com acionamento elétrico: requerem, além das ferramentas já citadas, o uso de scanner para calibragem e controle do freio de estacionamento, geralmente conectado à porta OBD-II. O equipamento eletrônico orienta todo o processo de manutenção.
Apoio ao reparador
Outros itens importantes no processo são o martelo de borracha, para soltar peças corroídas sem danificá-las, escova de arame para limpeza de superfícies e lubrificantes específicos para pinças. A marca destaca três produtos da linha TEXTAR:
- Fórmula XT: indicado para limpeza de componentes, sem deixar resíduos.
- Ceratec: lubrificante não metálico resistente a altas temperaturas, recomendado para reguladores automáticos de pastilhas e sapatas.
- Hydratec: lubrificante de base sintética para contatos entre metal e borracha, utilizado em pinos deslizantes e componentes móveis.
Orientações da fabricante
Segundo Raulincon Silva, Coordenador de Assistência Técnica da TMD Friction do Brasil, a combinação de conhecimento técnico e ferramentas adequadas é fundamental: “O uso das ferramentas corretas simplifica o processo e garante precisão. Com a evolução dos sistemas de freios, a atualização constante é essencial para que o reparador esteja preparado para diferentes tecnologias.”
A Cobreq recomenda ainda que o sistema de freios seja verificado conforme o plano de manutenção do veículo ou sempre que houver sinais de anomalias, como ruídos, trepidações ou alertas no painel. Para auxiliar os aplicadores, a empresa disponibiliza um checklist digital no site oficial.
Importância da manutenção
O sistema de freios é considerado um dos principais itens de segurança veicular. Qualquer falha pode comprometer não apenas a dirigibilidade, mas também a segurança dos ocupantes e pedestres. Por isso, a correta manutenção, aliada a ferramentas adequadas e boas práticas, é um fator determinante para a confiabilidade do veículo.
Mais informações sobre produtos, aplicações e treinamentos podem ser consultadas no catálogo eletrônico da Cobreq, disponível em www.cobreq.com.br, ou pelo atendimento ao cliente no 0800 011 1992.