BorgWarner completa 10 anos de turbos nos motores 1.0 TSI VW

BorgWarner completa 10 anos de turbos nos motores 1.0 TSI VW

Fornecedora global de soluções em mobilidade, a Borgwarner celebra em 2025 uma década de fornecimento de turbocompressores para motores 1.0 litro da Volkswagen no Brasil, o TSI. O marco coincide com os 50 anos de atuação da empresa no país e reforça a parceria consolidada entre a fabricante de componentes e a montadora.

Primeira aplicação em 2015

O início da colaboração ocorreu em 2015, com a introdução do motor 1.0 Turbo Flex de três cilindros no mercado nacional. O propulsor equipou o Volkswagen Up! TSI e trouxe consigo o turbocompressor da série B01, desenvolvido pela BorgWarner especificamente para aplicações flexíveis em gasolina e etanol.

Segundo a empresa, o componente foi pioneiro no fornecimento para motores turbo flex fabricados no Brasil. O projeto tinha como objetivo aumentar a eficiência energética, reduzir emissões e manter níveis de desempenho adequados para o segmento de veículos compactos.

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Características técnicas do B01

O turbocompressor B01 foi projetado para suportar condições severas de operação. A unidade resiste a temperaturas de exaustão de até 1.050 °C graças ao uso de materiais avançados com maior resistência à corrosão.

Com design compacto, o B01 se adapta a arquiteturas de motores de espaço reduzido. Além disso, o conjunto de rotores e volutas foi otimizado para oferecer maior eficiência em baixas rotações, entregando torque máximo rapidamente e contribuindo para menor consumo de combustível.

A configuração garante que os motores 1.0 TSI da Volkswagen atendam às legislações de emissões vigentes, mantendo a competitividade em um segmento cada vez mais regulado por normas ambientais.

Fornecimento contínuo para a linha TSI

Desde 2015, todos os motores 1.0 TSI Totalflex da Volkswagen produzidos no Brasil receberam turbocompressores da BorgWarner. Isso inclui modelos que vão desde o pioneiro Up! TSI até os veículos mais recentes lançados pela montadora no mercado nacional.

A versão TSI do mais novo lançamento da Volkswagen também utiliza turbocompressor BorgWarner, reforçando a continuidade da parceria e a confiança da montadora no fornecedor.

Eficiência energética e desempenho

De acordo com a BorgWarner, a adoção do turbocompressor possibilitou que os motores de baixa cilindrada da Volkswagen alcançassem níveis de desempenho superiores sem aumento significativo no consumo de combustível. Esse equilíbrio se tornou um diferencial competitivo em um cenário de constante pressão por eficiência e sustentabilidade.

Luis Pinto, Gerente de Vendas da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil, destaca que a introdução do B01 em 2015 representou um avanço para a indústria nacional: “Fomos pioneiros no fornecimento de turbos flex para motores de três cilindros fabricados no país. Desde então, temos contribuído para que os veículos ofereçam eficiência energética e menores emissões.”

Marco para a indústria nacional

O fornecimento de turbocompressores ao longo da última década também impulsionou o desenvolvimento da engenharia automotiva no Brasil. A produção local do motor 1.0 TSI e a integração com o turbo B01 representaram um avanço em termos de tecnologia e atenderam à demanda crescente por veículos compactos, econômicos e alinhados às exigências ambientais.

Com 50 anos de presença no Brasil, a BorgWarner reforça seu papel estratégico no fornecimento de tecnologias para montadoras instaladas no país. O compromisso com soluções que combinem desempenho, eficiência e adequação às legislações continua sendo um dos focos da empresa.

 

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