Chevrolet Cobalt: novo design, nova mecânica, novas tecnologias

Versão Elite, a top de linha, vem com motor 1.8 Econo.Flex e câmbio automático de seis velocidades, além de ser conectada e contar com sistema de concierge OnStar

Texto e fotos: Carol Vilanova

O patinho feio da Chevrolet se transformou em cisne. Isso mesmo, o Cobalt, que apesar de ter tido seus méritos na primeira versão, lançada em 2011, não era o carro mais bonito da marca, mas na linha 2017 foi totalmente reformulado, por dentro e por fora, e pode finalmente incorporar ao seu visual o adjetivo atraente.

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E dessa vez a General Motors caprichou e usou de inspiração para o sedã o belo e luxuoso Malibu, já com a nova identidade visual da marca. Aliás, o modelo foi o primeiro a estrear a nova estética global da marca no Brasil. Sofisticada, a carroceria foi redesenhada, incorporando linhas mais expressivas e dinâmicas.

Nova identidade global da marca esta no Malibu
Nova identidade global da marca esta no Malibu

Tanto a dianteira quanto a traseira foram reformuladas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio. O novo capô ganhou um vinco elegante, e a grade tem duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas.

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Faróis e lanternas também são novos e mais modernos. Nos faróis destacam os projetores de dupla parábola e na traseira, as linhas mais curvadas das lanternas e o spoiler, esculpido para melhorar a aerodinâmica do sedã, chamam a atenção.

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Mas não é só por fora que o Cobalt traz evoluções, por dentro também, principalmente, no quesito tecnologia, já que oferece agora o sistema multimídia MyLink, compatível com Android Auto e Apple Car Play, e o OnStar, serviço de concierge que chegou ao país na linha 2016 do Cruze.

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Vamos falar um pouco do novo visual interno do carro… Bom, espaço ele sempre teve de sobra, por isso, foi bastante incisivo no segmento dos taxistas, o que lhe rendeu uma boa colocação no ranking de vendas. Mas a nova geração do Cobalt também evolui por dentro, com o uso de materiais e acabamentos mais nobres, além da combinação de cores.

Duas opções de motorização também estão no hall de novidades do novo Cobalt. O tradicional motor 1.4 Econo.Flex e o 1.8 Econo.Flex, que desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm.

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Rodamos com a versão Elite, a top de linha, que vem com motor 1.8 e transmissão AT6, ou seja, automática de seis velocidades com o sistema Active Select.

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Um sedã bastante tradicional no quesito performance, com conforto e ergonomia como principais atributos. Pode até andar bem na estrada, mas não é dos mais econômicos. O sistema OnStar funciona mesmo e dá pra pedir ajuda tanto para reservar uma mesa no restaurante ou horário na manicure quanto pedir instruções sobre o trânsito na estrada.

De série em todos as versões: ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

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Entre os mimos da versão Elite destacamos bancos com revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo. Além, é claro, dos sistemas OnStar e MyLink. Preço, bem, acima de R$ 67.000,00.

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Ficha técnica – Chevrolet Cobalt Elite Motor 1.8

Motor 1.8 ECONO.FLEX (LTZ e Elite)
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada 1.796 cm3
Diâmetro e Curso 80,5 x 88,2 mm
Válvulas 8
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima Etanol: 108 cv a 5.400 rpm

Gasolina: 106 cv a 5.600 rpm

Torque máximo Etanol: 17,1 mkgf a 3.200 rpm

Gasolina: 16,4 mkgf a 3.200 rpm

Rotação máxima do motor: 6.300 rpm
Transmissão Automática, de 6 velocidades com Active Select
Relação de marchas Primeira: 4,45:1

Segunda: 2,91:1

Terceira: 1,89:1

Quarta: 1,44:1

Quinta: 1,00:1

Sexta: 0,74:1

Ré: 2,87:1

Diferencial: 3,37:1

Suspensão Dianteira Independente do tipo McPherson com braço de controle ligado a haste tensora, molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados estruturais e barra estabilizadora
Suspensão Traseira Semi independente, com eixo torção, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Direção Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Direção Número de voltas: 2,87

Diâmetro de giro: 10,88 m

Freios Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura Dianteiro: 256 mm x 24 mm
Traseiro tambor 200 mm x 38,6 mm
Rodas 15 polegadas
Pneus 195/65 R15

 

 

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