Versão Elite, a top de linha, vem com motor 1.8 Econo.Flex e câmbio automático de seis velocidades, além de ser conectada e contar com sistema de concierge OnStar
Texto e fotos: Carol Vilanova
O patinho feio da Chevrolet se transformou em cisne. Isso mesmo, o Cobalt, que apesar de ter tido seus méritos na primeira versão, lançada em 2011, não era o carro mais bonito da marca, mas na linha 2017 foi totalmente reformulado, por dentro e por fora, e pode finalmente incorporar ao seu visual o adjetivo atraente.
E dessa vez a General Motors caprichou e usou de inspiração para o sedã o belo e luxuoso Malibu, já com a nova identidade visual da marca. Aliás, o modelo foi o primeiro a estrear a nova estética global da marca no Brasil. Sofisticada, a carroceria foi redesenhada, incorporando linhas mais expressivas e dinâmicas.
Tanto a dianteira quanto a traseira foram reformuladas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio. O novo capô ganhou um vinco elegante, e a grade tem duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas.
Faróis e lanternas também são novos e mais modernos. Nos faróis destacam os projetores de dupla parábola e na traseira, as linhas mais curvadas das lanternas e o spoiler, esculpido para melhorar a aerodinâmica do sedã, chamam a atenção.
Mas não é só por fora que o Cobalt traz evoluções, por dentro também, principalmente, no quesito tecnologia, já que oferece agora o sistema multimídia MyLink, compatível com Android Auto e Apple Car Play, e o OnStar, serviço de concierge que chegou ao país na linha 2016 do Cruze.
Vamos falar um pouco do novo visual interno do carro… Bom, espaço ele sempre teve de sobra, por isso, foi bastante incisivo no segmento dos taxistas, o que lhe rendeu uma boa colocação no ranking de vendas. Mas a nova geração do Cobalt também evolui por dentro, com o uso de materiais e acabamentos mais nobres, além da combinação de cores.
Duas opções de motorização também estão no hall de novidades do novo Cobalt. O tradicional motor 1.4 Econo.Flex e o 1.8 Econo.Flex, que desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm.
Rodamos com a versão Elite, a top de linha, que vem com motor 1.8 e transmissão AT6, ou seja, automática de seis velocidades com o sistema Active Select.
Um sedã bastante tradicional no quesito performance, com conforto e ergonomia como principais atributos. Pode até andar bem na estrada, mas não é dos mais econômicos. O sistema OnStar funciona mesmo e dá pra pedir ajuda tanto para reservar uma mesa no restaurante ou horário na manicure quanto pedir instruções sobre o trânsito na estrada.
De série em todos as versões: ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
Entre os mimos da versão Elite destacamos bancos com revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo. Além, é claro, dos sistemas OnStar e MyLink. Preço, bem, acima de R$ 67.000,00.
Ficha técnica – Chevrolet Cobalt Elite Motor 1.8
Motor | 1.8 ECONO.FLEX (LTZ e Elite) |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada | 1.796 cm3 |
Diâmetro e Curso | 80,5 x 88,2 mm |
Válvulas | 8 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência máxima | Etanol: 108 cv a 5.400 rpm
Gasolina: 106 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo | Etanol: 17,1 mkgf a 3.200 rpm
Gasolina: 16,4 mkgf a 3.200 rpm |
Rotação máxima do motor: | 6.300 rpm |
Transmissão | Automática, de 6 velocidades com Active Select |
Relação de marchas | Primeira: 4,45:1
Segunda: 2,91:1 Terceira: 1,89:1 Quarta: 1,44:1 Quinta: 1,00:1 Sexta: 0,74:1 Ré: 2,87:1 Diferencial: 3,37:1 |
Suspensão Dianteira | Independente do tipo McPherson com braço de controle ligado a haste tensora, molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados estruturais e barra estabilizadora |
Suspensão Traseira | Semi independente, com eixo torção, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados |
Direção | Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
Direção | Número de voltas: 2,87
Diâmetro de giro: 10,88 m |
Freios | Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro |
Disco diâmetro x espessura | Dianteiro: 256 mm x 24 mm |
Traseiro | tambor 200 mm x 38,6 mm |
Rodas | 15 polegadas |
Pneus | 195/65 R15 |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.