
Tech Drive: Avaliação do Chevrolet Equinox EV: dupla motorização elétrica com tecnologia e sofisticação. Tanta coisa nova, que precisa de um tempo para se acostumar, mas tudo que é bom, acostuma fácil, não é mesmo? A Chevrolet Equinox EV é assim, um SUV 100% elétrico com tecnologia de ponta, composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, totalizando uma potência combinada de 292 cv e torque de 46 kgfm.
A configuração de baterias é composta por 10 módulos e 85 kWh de capacidade, que garante, segundo dados do Inmetro, uma autonomia de 443 quilômetros com uma única carga. Porém, quando pegamos o carro, marcava 580 km de automomia. A performance está diretamente ligada ao acerto da motorização, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
A tração integral eAWD funciona em conjunto com os sistemas eletrônicos de estabilidade, frenagem e distribuição de torque. Assim, consegue manter o controle do veículo mesmo em pisos de baixa aderência ou em mudanças bruscas de trajetória. O centro de gravidade rebaixado, consequência da disposição das baterias sob o assoalho, contribui para o bom comportamento dinâmico, especialmente em curvas e manobras evasivas.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
Outro ponto técnico relevante é o sistema de regeneração de energia com dois níveis de atuação, operado pelo sistema One Pedal. No modo mais intenso, é possível dirigir em trechos urbanos praticamente sem o uso do pedal de freio convencional. Testes internos da GM indicam redução de até 40% no consumo de energia em circuito fechado, apenas com o uso eficiente da regeneração.
O Equinox EV também oferece modos de condução específicos: Normal, Esportivo e Neve. Cada um altera parâmetros como sensibilidade do acelerador, controle de tração e atuação dos motores, adaptando o comportamento do SUV a diferentes condições de uso.
O chassi monobloco, aliado ao entre-eixos mais longo em relação ao Equinox a combustão, contribui para a rigidez estrutural e espaço interno. A suspensão foi recalibrada para lidar com o peso extra das baterias.
Em relação à segurança ativa e passiva, o Equinox EV traz pacote completo: oito airbags, assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência dianteira e traseira, correção de faixa e alerta de ponto cego, inclusive com detecção de bicicletas mesmo com o veículo desligado.
A conectividade é outro destaque, com uma multimídia de 17,7”, Wi-Fi, sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, OnStar e myChevrolet app.
Com um visual moderno, harmônico e aerodinâmico, o carro fica ainda mais futurístico por conta do efeito luminotécnico trazido pelos faróis e lanternas, que reforça o lado tecnológico do SUV.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.