Como fazer a Transferência Digital de Veículos

Como fazer a Transferência Digital de Veículos

Documentação: Como fazer a Transferência Digital de Veículos. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulga o passo a passo da Transferência Digital de Veículos (TDV), disponível pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, para Android e IOS.

“Rápido, seguro e eficiente. Tudo pelo seu celular” é o mote da campanha que vai desmistificar o processo e destacar os benefícios dessa nova maneira de transferir veículos. No endereço eletrônico https://transferenciadigital.detran.sp.gov.br/, os cidadãos podem tirar dúvidas sobre o serviço.

A TDV é mais uma etapa no processo de transformação digital do Detran-SP, alinhado à sua missão de oferecer serviços cada vez mais eficientes à população. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prodesp e coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), faz parte de um conjunto de medidas que visam modernizar e simplificar os procedimentos relacionados ao trânsito.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

A transferência digital de veículos elimina a burocracia e os prazos longos, permitindo que o processo seja concluído em cerca de cinco minutos, eliminando a necessidade de ir ao cartório, pois a autenticidade digital dispensa o reconhecimento de assinaturas. Além disso, o pagamento da taxa de transferência e de débitos pendentes pode ser via PIX, sem sair do aplicativo, garantindo segurança e praticidade aos envolvidos.

Com a TDV, São Paulo se tornou o primeiro estado brasileiro a oferecer um processo de transferência de veículos totalmente eletrônico, facilitando a vida de vendedores e compradores.

A oferta da transferência digital de propriedade de veículos colabora com a despapelização da autarquia, ou seja, a diminuição do uso de papel, até que ele possa ser praticamente eliminado em todos os procedimentos do Detran-SP, que devem acontecer de forma digital. A Transformação Digital partiu da adesão do Detran-SP ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para o pagamento de multas com desconto e a indicação do real condutor de forma eletrônica, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ainda em 2023, e neste ano, do talonário eletrônico de multas.

Passo a passo

Veja o passo a passo para realizar a transferência digital de veículos no Estado:

  • O proprietário do veículo e o comprador precisam ter selo prata ou ouro no sistema Gov.Br., além de ter o aplicativo em seu smartphone (iOS e Android). Saiba mais sobre os níveis da conta Gov.Br aqui, além de informações sobre como chegar nos selos mencionados
  • Baixe o aplicativo do Poupatempo Digital, disponível para iOS e Android (tanto o vendedor quanto o comprador “pessoa física”)
  • O veículo deve ter o CRVe digital, emitido para modelos a partir de janeiro de 2021, ou convertido do papel para o formato digital no caso dos fabricados anteriormente;
  • O proprietário deve ter feito previamente a vistoria de identificação veicular aprovada por empresa credenciada de vistoria, há no máximo 60 dias. No site do Detran-SP é possível encontrar as empresas credenciadas para a vistoria;
  • Procedimento a ser realizado no aplicativo, na aba Transferir Propriedade de Veículo, após checar se vendedor e comprador já possuem os pré-requisitos descritos acima, o aplicativo irá checar automaticamente os seguintes itens:
  • > CRVe Digital
  • > Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada
  • > Registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo vendedor e comprador
  • Processo finalizado em cinco minutos;

 

Read Previous

Audi Q3 Sportback em série especial “Anniversary Edition”

Read Next

Ram Classic 1500: cheia de tradição com motor V8 de 400 cv