Ram Classic 1500: cheia de tradição com motor V8 de 400 cv

Ram Classic 1500: cheia de tradição com motor V8 de 400 cv

Tech Drive: Avaliação da Ram Classic 1500: cheia de tradição com motor V8 de 400 cv. Tudo começa quando a gente liga a ignição e o motor começa a roncar. Aí se percebe o tamanho da picape que ele impulsiona, a Ram Classic 1500, que recebe rótulo de classic muscle truck, muito por conta do seu histórico motor HEMI V8 de 5,7 litros, de 400 cv de potência.

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Seu desenho é único, com traços musculosos, que reforçam a esportividade e robustez. Com a dianteira imponente, grade grande e faróis baixos, conta com LEDs âmbares integrados para luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

Para refletir desempenho e esportividade, o modelo tem duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas, com pintura preta na versão que andamos, a Laramie Night Edition. A caçamba chega a 1.424 litros de capacidade volumétrica.

Sobre a mecânica, a picape traz o icônico HEMI V8 de 5,7 litros que entrega 400 cv a 5.600 rpm e torque de 556 Nm a 3.950 rpm. Uma combinação de força e performance. O motor é construído com câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome HEMI® e turbo compressor.

Ram Classic 1500: cheia de tradição com motor V8 de 400 cv

Para economizar combustível, conta com sistema de desativação de cilindros (MDS), em que a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%, segundo a engenharia da marca.

Outro destaque é a sincronização do eixo de comando variável das válvulas, que reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.

Ram Classic 1500: cheia de tradição com motor V8 de 400 cv

Vem equipada com a caixa automática eletrônica de oito marchas TorqueFlite, com grande espectro de relações, que mantém a rotação do motor na faixa certa. Em relação à tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time oferece as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida).

Segurança em dia, com assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne. Em termos de conectividade, temos a central Uconnect de 8.4” com Apple CarPlay e Android Auto.

Motor e câmbio

E o HEMI® ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 W que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos. Sobre questões sonoras positivas, há de se destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros.

Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. O sistema é inteligente e seguro. Por ex., ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).

O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.

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