Cummins orienta para risco do uso das peças não genuínas

Cummins orienta para risco do uso das peças não genuínas

Com 100% de reprovação, Cummins orienta para risco do uso das peças não genuínas. O estudo foi realizado com o objetivo de conscientizar o mercado de reposição e os clientes sobre os riscos envolvidos no uso de componentes não genuínos.

A pesquisa foi feita pela Cummins utilizou um método de comparação entre suas peças genuínas e peças de variadas marcas encontradas no mercado, avaliando um total de 237 itens.

A empresa afirma que de todos os componentes testados pela sua engenharia, incluindo pistões, anéis, válvulas, camisas de cilindros, bielas e pinos, além de itens ainda menores, como molas e anéis de retenção, absolutamente nenhum passou nos testes, medições e especificações definidas pela fabricante.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Os testes incluíram desde inspeção visual até medições mais detalhadas como pedem os padrões de inspeção Cummins, análises dimensionais, composição química e dureza são exemplos de características avaliadas. Um trabalho minucioso e complexo, visto que muitas vezes o olho humano não consegue discernir diferenças entre uma peça genuína e sua equivalente no mercado.

Cummins orienta para risco do uso das peças não genuínas

São, às vezes, detalhes mínimos, como o encaixe de um anel com alguns milésimos de diferença em uma peça não genuína. No caso do motor Cummins, essa pequena diferença pode resultar em perda de potência, lubrificação insuficiente, maior consumo de combustível, desgaste prematuro e até mesmo uma grave falha do motor.

Daí a importância das peças genuínas, que cumprem todos os padrões de eficiência, confiabilidade e durabilidade especificadas pela fábrica. As similares, em sua totalidade como mostrou o estudo, não atendem a especificações críticas, seja do ponto de vista dimensional ou de materiais.

Com os testes comparativos em mãos, a orientação da Cummins para quem opta por economizar na compra de itens não genuíno é levar em conta o custo-benefício, proporcionado pela utilização de peças genuínas e não somente o comparativo de preços. Além da perda de produtividade devido à redução de desempenho dos equipamentos, os custos operacionais acabam sendo mais elevados pelo maior consumo de combustível e até mesmo dos consequentes gastos com manutenções não programadas.

As peças desenvolvidas e produzidas pela Cummins têm garantia de fábrica e contam com o suporte de uma rede de serviços autorizada, com profissionais e técnicos treinados de acordo com os rígidos padrões de qualidade da marca.

Benefícios das peças genuínas – Dentre os resultados comparativos obtidos nos testes realizados pelos seus engenheiros, a Cummins cita alguns dados para ilustrar problemas decorrentes do uso de peças sem garantia da fabricante, com destaque para o pistão, que funciona sob condições extremamente exigentes e é considerado o coração do motor.

Enquanto o pistão original é projetado para suportar altas temperaturas, sendo 31% mais resistente devido à tecnologia e os processos de fabricação utilizados, o produto não genuíno apresentou dimensões fora das especificações Cummins que podem comprometer: performance, emissões, consumo de combustível e durabilidade do motor.

Em relação especificamente às camisas de cilindro, a dureza da peça genuína é 10% maior, por conter 65% mais níquel e cobre, além de proporcionar uma superfície uniforme para a correta acomodação do conjunto pistões e anéis. A relação geométrica entre a camisa, pistões e bloco de cilindros é extremamente crítica para o correto funcionamento do motor dentre seus benefícios, baixo risco de falhas prematuras, maior durabilidade e melhor temperatura de operação.

Já as camisas de cilindro não genuínas apresentaram raios de entrada fora do especificado, podendo ocasionar vazão de gases e perda de potência, canal de alojamento no bloco 8% menor que o especificado, além de ocasionar vazamento de líquido refrigerante, bem como trincas e falhas prematuras.

As camisas não genuínas também apresentaram diâmetro externo menor que o especificado em 1%, o que pode ocasionar: aumento de vibrações, pressão de encaixe da camisa fora do especificado, mistura de óleo e líquido de arrefecimento além de degradação do anel de vedação.

As bronzinas de bielas Cummins são fabricadas utilizando 6 camadas de diferentes materiais que visam garantir maior durabilidade e melhor proteção contra degradação e falhas catastróficas. Por sua vez, as bronzinas não genuínas analisadas apresentaram apenas 3 materiais em sua construção, aumentando o risco de desgaste e falhas prematuras, além de baixa durabilidade.

Essa precisão no projeto desenvolvido pela fábrica se reflete em maior durabilidade e confiabilidade sob condições extremas de funcionamento, além de menor risco de falha grave. Ou seja, menores custos operacionais, maior rentabilidade e, antes de tudo, maior tranquilidade no uso diário do equipamento para quem investe nas peças genuínas.

Read Previous

Chevrolet Cruze RS é confirmado para ampliar conceito esportivo

Read Next

Bridgestone oferece ampliação da garantia para seus pneus comerciais

Posts Relacionados