
Modelo de SUV 100% elétrico, o Geely EX5 marca início da operação nacional da Geely Auto com destaque para arquitetura elétrica global, até 413 km de autonomia e pacote avançado de assistentes de condução.
A Geely Auto anunciou a chegada oficial ao mercado brasileiro com o lançamento do Geely EX5, primeiro modelo 100% elétrico da marca no país e peça-chave da estratégia global de eletrificação. O utilitário esportivo, homologado para mais de 90 mercados, é construído sobre a arquitetura GEA (Global Electric Architecture) e combina tecnologias avançadas de propulsão elétrica, segurança ativa, conectividade e aproveitamento de espaço.
Desenvolvido com foco global, o EX5 representa a entrada da Geely no segmento de SUVs elétricos premium de médio porte no Brasil. O modelo começa a ser comercializado a partir de agosto, com inauguração de oito concessionárias em cidades-chave e planos de expansão para 23 pontos de venda ainda em 2025.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
Motorização elétrica e autonomia
O Geely EX5 possui motor elétrico de 218 cv e torque de 320 Nm, com aceleração de 0 a 100 km/h em até 6,9 segundos. O powertrain adota sistema 11 em 1 com 90% de eficiência energética e construção compacta, pesando menos de 80 kg.
A bateria de lítio ferro-fosfato (LFP) Short Blade tem capacidade de 60,22 kWh, e segundo dados do INMETRO, oferece autonomia de até 413 km. A recarga pode ser feita em até 20 minutos de 30% a 80% com carregador rápido DC de 100 kW, ou em 6 horas de 10% a 100% em carregadores AC tipo Wallbox de 11 kW. A vida útil estimada da bateria chega a 1 milhão de quilômetros.
O modelo inclui ainda modos de regeneração de energia com quatro níveis, atingindo 94,18% de eficiência regenerativa, além da função V2L e V2V para fornecimento de energia a dispositivos e outros veículos.
Plataforma global e segurança
Construído sobre a plataforma GEA, o EX5 incorpora soluções de segurança em múltiplos níveis. O modelo foi submetido a testes de impacto, pressão e resistência térmica, e obteve cinco estrelas no Euro NCAP.
O SUV conta com seis pilares de segurança: ativa, passiva, para pedestres, para saúde, cibernética e de proteção da bateria. Entre os sistemas de assistência ao condutor (ADAS), estão:
- Frenagem automática de emergência (AEB)
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Assistente de permanência e emergência de faixa (LKA/ELKA)
- Alerta e frenagem para tráfego cruzado traseiro (RCTA/RCTB)
- Reconhecimento de placas (TSI)
- Assistente de ponto cego (BSD)
- Visão 360° com câmeras
- Faróis de LED com controle automático de facho
Na estrutura, 80% dos materiais utilizados são aços de alta resistência. Há seis airbags de série e distribuição de peso equilibrada (50/50). O desempenho dinâmico inclui resposta destacada em manobras evasivas: o EX5 completou o teste do alce a 78 km/h.
Design e aerodinâmica
O EX5 foi projetado por centros de design da Geely em Suécia, China, Inglaterra e Itália, e recebeu prêmios internacionais como o Red Dot Award, o IDA Design Award e o Muse Design Award.
A dianteira traz elementos inspirados em porcelana chinesa e no formato de um tigre. As linhas fluidas favorecem o coeficiente de arrasto de apenas 0,269 Cd, um dos mais baixos do segmento. Os faróis têm design elevado e aerodinâmico, e a traseira exibe lanternas de LED contínuas com 274 pontos de iluminação.
As rodas variam entre 18 e 19 polegadas, dependendo da versão. As maçanetas são embutidas e a grade ativa ajusta-se automaticamente ao fluxo de ar.
Espaço interno e conforto
Embora seja classificado como SUV do segmento C, o EX5 possui espaço equivalente ao de um modelo do segmento D. São 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, com aproveitamento de cabine de 67,2%. O porta-malas tem capacidade de 461 litros, podendo chegar a 1.877 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O acabamento segue filosofia minimalista, com materiais suaves ao toque e detalhes refinados. O modelo conta com bancos dianteiros com massagem, ventilação e memória, dependendo da versão, além de assento do carona com apoio de pernas. A versão Max permite reclinação total dos bancos dianteiros para criar uma cama a bordo.
Os bancos traseiros reclinam em até 35 graus e oferecem espaço suficiente para passageiros com mais de 1,80 m de altura.
Entre os itens de comodidade estão:
- Teto solar panorâmico com persiana elétrica e 1,18 m² de área envidraçada
- Iluminação ambiente com 256 cores
- Compartimentos internos que totalizam mais de 30 litros de espaço útil
- Abertura elétrica da tampa do porta-malas com cinco níveis de altura ajustável
Conectividade e interface
O painel de instrumentos digital tem 10,2 polegadas, acompanhado da central multimídia Flyme Auto de 15,4”, com conexão sem fio, GPS nativo e sistema operacional com chip automotivo de 7 nanômetros. O EX5 possui conexão 4G, Wi-Fi embarcado e atualização remota via OTA (Over-the-Air).
A versão Max inclui head-up display (HUD) de 13,8”, carregador de celular por indução com 15W e assistente de voz com reconhecimento de mais de 200 comandos. A ativação pode ser feita com a frase “Olá, Geely”, com funcionamento em 10 idiomas.
O sistema de som premium Flyme Sound, presente na versão Max, tem 16 alto-falantes e potência de 1.000 W, com quatro palcos sonoros configuráveis.
Versões disponíveis e preços
O Geely EX5 será oferecido no Brasil em duas versões:
EX5 PRO – R$ 205.800
Inclui:
- Faróis full LED
- Multimídia de 15,4″
- Bancos dianteiros ventilados
- Ar-condicionado automático
- Sensores de estacionamento e câmera 360°
- Seis airbags
- Rodas de 18″
- Assistente de descida
- Painel digital de 10,2″
EX5 MAX – R$ 225.800
Adiciona:
- Teto solar panorâmico
- Rodas de 19″
- HUD de 13,8”
- Bancos com massagem e memória
- Sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes
- Pacote ADAS completo com 13 assistentes
- Assistente de faixa, ponto cego e tráfego cruzado