Tech Drive: Honda Fit: versatilidade e resiliência
Durante quase duas décadas o Honda Fit foi o queridinho da marca japonesa aqui no Brasil, como um competidor de peso no segmento dos monovolumes. Evoluiu com indústria automotiva em termos de tecnologia de assistências ao condutor, conectividade e entretenimento, mas com a chegada dos SUVs compactos, sua vida ficou mais difícil.
Testamos a versão topo de linha, ELX e o que podemos dizer é que o Honda Fit continua sendo um veículo versátil e funcional, com conforto e um aproveitamento interno ainda difícil de se ver. A linha 2021 traz ainda mais equipamentos e tecnologia embarcada, em toda a gama, que agora conta com sensor crepuscular para o acendimento automático dos faróis e regulagem elétrica de altura do facho de luz, o que amplia a segurança para o motorista.
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Nosso Fit, assim como toda a gama, vem equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, construído em bloco fundido em alumínio com quatro cilindros e 16 válvulas. A tecnologia entra na adoção do sistema i-VTEC, o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, que varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação, segundo a engenharia da marca.
Assim, quando abastecido com etanol, o propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm, quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgfm a 4.800 rpm.
Completando o trem de força, a transmissão automática do tipo CVT entrou na configuração a fim de priorizar mais a suavidade de funcionamento do que o desempenho. A direção com assistência elétrica deixa a vida do motorista ainda mais agradável. A suspensão é equipada com o sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Já falamos do conforto interno do Honda Fit, na nossa versão topo de linhak temos ainda o ar-condicionado digital e a central multimídia com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Tendo a segurança em primeiro lugar, todos as versões do Honda Fit são equipadas com sistema VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração e estabilidade, e HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em rampas, que evita que o carro desça por alguns instantes ao se tirar o pé do freio em subidas, entre outras tecnologias.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.