NGK orienta manutenção para evitar problemas com a partida no frio

NGK orienta manutenção para evitar problemas com a partida no frio

Velas de ignição com desgaste aumentam consumo de combustível

NGK orienta manutenção para evitar problemas com a partida no frio. Para evitar esse problema, a NGK orienta a manutenção preventiva da bateria e de cabos e velas de ignição, além de certificar que o reservatório de gasolina está abastecido.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, explica que a falha geralmente ocorre pela falta de manutenção do reservatório para gasolina, popularmente conhecido como tanquinho. Porém, velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado.

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“A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista. Ele reforça que, além de falhas de partida, o componente em más condições também causa aumento no consumo de combustível e nos níveis de emissões de poluentes.

O técnico esclarece que os cabos de ignição são responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas, e frequentemente são esquecidos pelo motorista durante revisão veicular. Para Hiromori, uma boa dica é pedir que o mecânico cheque a peça quando for revisar as velas.

Para garantir que o carro funcione bem em dias frios, também deve-se ficar atento ao abastecimento do reservatório para a gasolina. Embora alguns veículos fabricados depois de 2012 não utilizem esta tecnologia, a recomendação para os proprietários destes modelos é trocar o fluído a cada 90 dias em posto de confiança. Isso garante, além da qualidade, que o combustível esteja sempre novo. A bateria também merece atenção.

Veículos flex

Outra dica do técnico de Assistência Técnica da NGK para veículos flex é percorrer cerca de 15 quilômetros, antes de deixar o carro com o motor desligado por um longo período, quando houver a mudança da gasolina pelo etanol. Ele explica que isso é necessário para que o sistema de controle do motor reconheça o novo combustível no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento.

Em casos de falha ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.

 

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