Tech Drive: Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e pacote completo de assistência ao condutor
Toda vez que faço avaliação com Peugeot 208, eu penso que poderia ter um, na versão GT então, eu tenho certeza de que teria. Um hatchback compacto, prático, ágil e funcional, que cumpre o que oferta e ainda tem um motor que atende quando é solicitado.
Estou falando da principal novidade técnica do 208 na configuração GT: o motor 1.0 turbo T200. Injeção direta de combustível, turbocompressor com wastegate eletrônico e o sistema MultiAir III, que atua no controle variável das válvulas de admissão para melhor eficiência volumétrica.
Recursos de ponta para entregar 130 cv de potência a 5.750 rpm e 200 Nm de torque a 1.750 rpm, com eficiência, economia e redução de poluentes.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
A versão GT posiciona-se como a mais equipada da linha e adota o conjunto mecânico com foco em desempenho urbano e rodoviário, mantendo consumo controlado. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos. Completando o trem de força está a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
O câmbio CVT oferece três modos de operação: Automático, que se ajusta ao estilo de condução: Manual, com trocas sequenciais via paddle shifts no volante; e Sport, que modifica parâmetros de direção, resposta do acelerador e comportamento da transmissão, mantendo rotações mais altas. O sistema de transmissão utiliza óleo lubrificante de longa duração, sem necessidade de troca periódica.
A plataforma CMP segue como base estrutural do modelo e contribui para a leveza do conjunto, com impacto direto no desempenho e no consumo. A suspensão adota o tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com acerto voltado para uso urbano. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado.
Em temos de itens de assistência à condução, a versão GT oferece os sistemas de alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa, reconhecimento de placas de limite de velocidade, farol alto automático e câmera traseira com visão de 180° (VisioPark).
O interior traz o layout i-Cockpit da marca, com volante compacto, painel elevado e multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas. A versão GT é equipada com quadro de instrumentos digital com visualização em 3D e modos configuráveis, que incluem telas com foco em dados de assistência, informações mínimas ou personalização de conteúdo.
Ficha técnica
Item | Especificação |
Motor | 1.0 Turbo Flex, 3 cilindros em linha |
Potência | 130 cv a 5.750 rpm |
Torque | 200 Nm a 1.750 rpm |
Câmbio | Automático CVT com 7 marchas simuladas |
Tração | Dianteira (FWD) |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Independente, tipo McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios | Discos ventilados (dianteira) / tambores (traseira) |
Rodas | Liga leve 17” com acabamento diamantado |
Pneus | 205/45 R17 |
0 a 100 km/h | 9,4 segundos |
Modos de condução | Automático, Manual, Sport |
Consumo (urbano/estrada) | Não divulgado oficialmente |
Tanque de combustível | 47 litros |
Porta-malas | 265 litros |
Peso | Aproximadamente 1.196 kg |
Plataforma | CMP (Common Modular Platform) |
Painel | Digital 3D configurável |
Multimídia | Tela de 10″ com Android Auto / Apple CarPlay (sem fio) |
Segurança ativa | Frenagem autônoma, alerta de colisão, assistente de faixa, reconhecimento de placas, farol alto automático |
Cores disponíveis | Branco Nacré, Preto Pérola Nera, Cinza Artense, Cinza Selenium |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.