Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e assistência ao condutor

Tech Drive: Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e pacote completo de assistência ao condutor

Toda vez que faço avaliação com Peugeot 208, eu penso que poderia ter um, na versão GT então, eu tenho certeza de que teria. Um hatchback compacto, prático, ágil e funcional, que cumpre o que oferta e ainda tem um motor que atende quando é solicitado.

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Estou falando da principal novidade técnica do 208 na configuração GT: o motor 1.0 turbo T200. Injeção direta de combustível, turbocompressor com wastegate eletrônico e o sistema MultiAir III, que atua no controle variável das válvulas de admissão para melhor eficiência volumétrica.

Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e assistência ao condutor

Recursos de ponta para entregar 130 cv de potência a 5.750 rpm e 200 Nm de torque a 1.750 rpm, com eficiência, economia e redução de poluentes.

Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e assistência ao condutor

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A versão GT posiciona-se como a mais equipada da linha e adota o conjunto mecânico com foco em desempenho urbano e rodoviário, mantendo consumo controlado. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos. Completando o trem de força está a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e assistência ao condutor

O câmbio CVT oferece três modos de operação: Automático, que se ajusta ao estilo de condução: Manual, com trocas sequenciais via paddle shifts no volante; e Sport, que modifica parâmetros de direção, resposta do acelerador e comportamento da transmissão, mantendo rotações mais altas. O sistema de transmissão utiliza óleo lubrificante de longa duração, sem necessidade de troca periódica.

Peugeot 208 GT: aquele motor turbo esperto e assistência ao condutor

A plataforma CMP segue como base estrutural do modelo e contribui para a leveza do conjunto, com impacto direto no desempenho e no consumo. A suspensão adota o tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com acerto voltado para uso urbano. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado.

Em temos de itens de assistência à condução, a versão GT oferece os sistemas de alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa, reconhecimento de placas de limite de velocidade, farol alto automático e câmera traseira com visão de 180° (VisioPark).

O interior traz o layout i-Cockpit da marca, com volante compacto, painel elevado e multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas. A versão GT é equipada com quadro de instrumentos digital com visualização em 3D e modos configuráveis, que incluem telas com foco em dados de assistência, informações mínimas ou personalização de conteúdo.

Ficha técnica

Item Especificação
Motor 1.0 Turbo Flex, 3 cilindros em linha
Potência 130 cv a 5.750 rpm
Torque 200 Nm a 1.750 rpm
Câmbio Automático CVT com 7 marchas simuladas
Tração Dianteira (FWD)
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Independente, tipo McPherson
Suspensão traseira Eixo de torção
Freios Discos ventilados (dianteira) / tambores (traseira)
Rodas Liga leve 17” com acabamento diamantado
Pneus 205/45 R17
0 a 100 km/h 9,4 segundos
Modos de condução Automático, Manual, Sport
Consumo (urbano/estrada) Não divulgado oficialmente
Tanque de combustível 47 litros
Porta-malas 265 litros
Peso Aproximadamente 1.196 kg
Plataforma CMP (Common Modular Platform)
Painel Digital 3D configurável
Multimídia Tela de 10″ com Android Auto / Apple CarPlay (sem fio)
Segurança ativa Frenagem autônoma, alerta de colisão, assistente de faixa, reconhecimento de placas, farol alto automático
Cores disponíveis Branco Nacré, Preto Pérola Nera, Cinza Artense, Cinza Selenium

 

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