Confira as orientações dos fabricantes sobre pneus danificados e os cuidados para evitar e quais são as avarias mais comuns do dia a dia, causadas nas ruas e nas estradas
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Divulgação
Furos, impactos, cortes, rachaduras, saliências e desgaste irregular. Esses são alguns dos problemas que podem danificar os pneus do seu veículo, e muitas vezes, sem você perceber. É claro que estar de olho por onde anda e evitar situações de risco é essencial para reduzir os riscos dessas avarias.
Furos
Os furos podem acontecer por conta de objetos pontiagudos nas ruas ou nas estradas, como parafusos, pregos ou pedaços de vidro, e podem seriamente danificar os pneus dependendo do tamanho do furo. Imediatamente, o pneu pode perder pressão. Nesse caso, procure um especialista para ter o furo consertado. E lembre-se: hoje em dia os pneus são radiais, não tem câmara, e necessitam do serviço apropriado.
Pneus danificados: Impactos
Um impacto pode causar deterioração da carcaça, o que acontece quando o pneu entra em contato com algum obstáculo, como lombadas e calçadas quando o ângulo está errado ou quando existe excesso de velocidade.
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Em alguns desses casos, uma protuberância fica visível na parede do pneu, e inclusive com os arames da carcaça a mostra. Ignorar esse dano pode fazer com que o pneu tenha falha de funcionamento no futuro, e venha até a se desintegrar e soltar da banda de rodagem.
Para evitar esse tipo de avaria, é necessário cautela por parte do motorista, é claro que um obstáculo pode aparecer de repente e causar o estrago e até mesmo um acidente, por isso, fique alerta. Se precisar passar por um desses obstáculos, tome o curso de angulo obtuso e na velocidade bem reduzida.
Colisões e recortes na lateral do pneu exigem inspeção mais detalhada para se diagnosticar a causa, pois muitas vezes podem ser recuos que não são prejudiciais, mas precisam de uma observação de um profissional para continuar rodando sem perigo.
Cortes
Esses danos são causados por influência externas, buracos nos pavimentos, objetos pontiagudos, pedras etc. Como evitar? Tomando cuidado sempre, dirigindo em velocidade adequada e de maneira não agressiva. Mais uma vez, se encontrar um corte no pneu, procure um mecânico com urgência.
Pressão
Não esqueça de sempre checar a pressão dos pneus, com a calibragem ideal, feita sempre quando os compostos estiverem frios. O ideal é checar a pressão a cada 15 dias, principalmente, em veículos que rodam carregados. Lembre-se que todo veículo tem estepe!
Limite uso e de carga
Nunca use pneus usados, quando não se sabe a procedência deles. Verifique a profundidade do sulcos dos pneus regularmente e nunca carregue seu veículo com mais peso do que é especificado, pois isso não danifica somente o pneu, mas todo o conjunto. Fique alerta!
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.