
O disco de freio é peça fundamental no sistema de frenagem, atuando junto às pastilhas para reduzir a velocidade ou parar o veículo por meio do atrito gerado ao pisar no pedal. Esse atrito transforma energia em calor, causando a desaceleração das rodas, conforme explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.
O aumento de temperatura pode provocar desgaste ou alterações na superfície dos discos, como o empenamento, especialmente em situações de sobrecarga do sistema. O empenamento pode causar vibrações no volante ou pulsação no pedal, acompanhadas de redução na eficiência da frenagem.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
É importante destacar que nem sempre a vibração está relacionada ao disco de freio; pode ser provocada pelo cubo de roda, cuja tolerância máxima de empeno é menor que a do disco. A medição do empenamento deve ser feita com relógio comparador e base magnética.
A recomendação é buscar manutenção preventiva com mecânico de confiança, avaliando todos os componentes do sistema de freio, incluindo tambor, pastilhas, pinças, cilindro mestre, fluido e sistema ABS.
A Fremax atua há mais de 30 anos no mercado, fornecendo discos e tambores para veículos de passeio e comerciais, além de ser fornecedora oficial para categorias de alta performance, como Porsche GT3 Cup Brasil e AMG Cup Brasil.