
Tech drive: Avaliamos a versão topo de linha do utilitário Renault Nova Duster, que oferece um motor mais tecnológico, modelo e certamente mais econômico que as versões anteriores
Texto/fotos: Carol Vilanova
Fotos: Divulgação
Muito mudou depois que o Renault Duster chegou no mercado em 2011, quando ainda era um quase desbravador de segmento – não podemos esquecer da Ford EcoSport. E quando os SUVs eram carros de luxo que nem passavam perto das garagens da maioria da população, sem falar no alto custo de manutenção que tinham.
São dez anos de Duster, e nesta nova linha, que foi totalmente remodelada visualmente e mecanicamente, o modelo ganhou folego para alcançar a turma dos SUVs médios, que disparou no leque de opções e na frente do veículo da Renault em relação às vendas.
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Avaliamos a versão Iconic CVT X-Tronic, mais conhecida como topo de linha, que traz a nova central multimídia Easy Link com tela 8’’, sistema Multiview com quatro câmeras, sensor de ponto cego e sensor crepuscular.
Agora o ponto forte do novo modelo é conjunto mecânico, que usa um único motor para todas as versões: o 1.6 SCe. O que mais me chamou atenção foi a economia de combustível. Ufa, o Duster estava precisando de um conjunto motor mais eficiente, afinal, era um carro legal que gastava muito combustível, e agora isso melhorou.
Em termos de construção, e engenharia da Renault conta que o propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm. Nesta versão, a tecnologia Start & Stop foi adicionada.
Orgulho da marca, a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível vieram da experiencia da Renault na Fórmula 1.
O câmbio CVT X-Tronic, bastante avançado em termos de transmissão tem um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente, e ainda a opção de troca manual na alavanca de câmbio. A direção é elétrica, deixando o modelo bem agradável de dirigir.
Por dentro, o modelo ganhou novo painel de instrumentos, volante, bancos e revestimento de portas são completamente novos. E por fora, mantém o desenho com linhas musculosas, boa altura do solo e a nova assinatura luminosa com luzes diurnas de LED ao redor dos faróis, em formato de “C”, característico da gama Renault. A traseira também ganhou as lanternas em LED com um formato bem moderno.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.