
Se tem um carro que evoluiu para o bem tanto no visual quanto na parte mecânica, esse carro é o Renault Sandero Zen. Ele chegou por aqui tímido em 2007, ainda inspirado no Clio, querendo ser um bom popular, e conseguiu. Já passou por mais de três evoluções de visual, e hoje está mais atraente do que nunca e sempre acompanhando as tecnologias até mesmo de veículos de categoria superior.
A nossa versão, por exemplo, Zen 1.0, não tem luxo, mas é um intermediário que tudo que o motorista dessa para ter um carro bacana. Vou dar o meu destaque aqui para a nova assinatura luminosa que a Renault implementou no modelo, com luzes diurnas de LED ao redor dos faróis em formato de C. E na traseira, as lanternas traseiras de LED com novo formato, invadindo a tampa do porta-malas. Bonitas, modernas e únicas.
Mas vamos ao que interessa, o trem de força desse pequeno robusto, “pau pra toda obra”: o motor 1.0 SCe de três cilindros e 12 válvulas, relativamente novo, produzido pela Renault e desenvolvido com todo “know-how” obtido nas pistas da Fórmula 1.
Boa parte da sua economia vem do duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, capaz de entregar 90% do torque máximo de 10,5 kgfm já a 2.000 rpm, de acordo com a engenhara da marca. Em relação à potência máxima, o Sadero 1.0 atinge 82 cv com uso de etanol.
Ainda para conseguir ser econômico, o motor é mais leve e adota anéis de pistão, tuchos e polias variáveis (VVT) revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), um composto de carbono com propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao diamante.
Temos ainda a bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação e a carga do motor, além do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, mais uma tecnologia das pistas direto para os carros de rua.
O câmbio preciso é manual de cinco marchas e a direção é do eletro-hidráulica, muito fácil de manobrar.
No quesito tecnologia, o modelo vem com o Media Evolution, a nova central multimídia da marca, com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.