Renault Sandero Zen: motor 1.0, simples e objetivo

Renault Sandero Zen: motor 1.0, simples e objetivo

Se tem um carro que evoluiu para o bem tanto no visual quanto na parte mecânica, esse carro é o Renault Sandero Zen. Ele chegou por aqui tímido em 2007, ainda inspirado no Clio, querendo ser um bom popular, e conseguiu. Já passou por mais de três evoluções de visual, e hoje está mais atraente do que nunca e sempre acompanhando as tecnologias até mesmo de veículos de categoria superior.

Renault Sandero Zen

A nossa versão, por exemplo, Zen 1.0, não tem luxo, mas é um intermediário que tudo que o motorista dessa para ter um carro bacana. Vou dar o meu destaque aqui para a nova assinatura luminosa que a Renault implementou no modelo, com luzes diurnas de LED ao redor dos faróis em formato de C. E na traseira, as lanternas traseiras de LED com novo formato, invadindo a tampa do porta-malas. Bonitas, modernas e únicas.

Renault Sandero Zen

Mas vamos ao que interessa, o trem de força desse pequeno robusto, “pau pra toda obra”: o motor 1.0 SCe de três cilindros e 12 válvulas, relativamente novo, produzido pela Renault e desenvolvido com todo “know-how” obtido nas pistas da Fórmula 1.

Boa parte da sua economia vem do duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, capaz de entregar 90% do torque máximo de 10,5 kgfm já a 2.000 rpm, de acordo com a engenhara da marca. Em relação à potência máxima, o Sadero 1.0 atinge 82 cv com uso de etanol.

Ainda para conseguir ser econômico, o motor é mais leve e adota anéis de pistão, tuchos e polias variáveis (VVT) revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), um composto de carbono com propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao diamante.

Temos ainda a bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação e a carga do motor, além do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, mais uma tecnologia das pistas direto para os carros de rua.

O câmbio preciso é manual de cinco marchas e a direção é do eletro-hidráulica, muito fácil de manobrar.

No quesito tecnologia, o modelo vem com o Media Evolution, a nova central multimídia da marca, com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque.

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