Toyota Hiace chega ao Brasil com mecânica da Hilux e custo reduzido

Toyota Hiace chega ao Brasil com mecânica da Hilux e custo reduzido

A Toyota iniciou neste mês de setembro de 2025 a comercialização da van Hiace no Brasil. O modelo, lançado inicialmente na configuração Minibus com 15+1 lugares, chega às concessionárias por R$ 364.990 e representa a entrada da montadora no segmento de vans no mercado nacional.

Presente em mais de 150 países e com mais de seis milhões de unidades vendidas ao longo de seis gerações, a Hiace estreia no Brasil trazendo como diferenciais o conjunto mecânico da Hilux e programas de manutenção voltados ao baixo custo de propriedade.

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Conjunto mecânico baseado na Hilux

A nova Toyota Hiace utiliza o mesmo motor turbodiesel 2.8 da Hilux, que entrega 174 cv a 3.400 rpm e torque de 45,8 kgfm já a 1.600 rpm. O consumo divulgado pelo Inmetro é de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. A tração traseira garante desempenho mesmo em plena lotação de passageiros.

O câmbio automático de seis marchas, também derivado da Hilux, oferece opção de trocas manuais. A suspensão foi projetada para suportar o uso intenso da van: McPherson com barra estabilizadora na dianteira e feixe de molas com amortecedores telescópicos na traseira. O raio de giro de 6,9 m facilita manobras em áreas urbanas.

Com altura de 2,28 m, o modelo foi projetado para se adequar a garagens de edifícios residenciais e comerciais no Brasil, cujo limite padrão costuma ser de 2,40 m.

A carroceria adota o formato semi-bonnet, que desloca o motor à frente e amplia o espaço interno. Essa solução também reduz vibrações e ruídos. A posição de dirigir foi aproximada à de um automóvel, com coluna de direção ajustável em altura e profundidade, além de regulagem de banco para o motorista.

Na versão Minibus, são 16 assentos distribuídos de forma a facilitar a circulação. Os bancos são reclináveis e contam com saídas individuais de ar-condicionado no teto. A última fileira pode ser rebatida para o transporte de bagagens ou cargas.

A Hiace foi projetada com zonas de absorção de impacto e reforços estruturais do tipo ring frame. O modelo conta com três airbags (frontais e de joelho para o motorista) e cintos de três pontos para todos os ocupantes.

Entre os sistemas eletrônicos de auxílio estão Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), sensores dianteiros e traseiros, além de câmera de ré.

Programas de manutenção e garantia

A Toyota estruturou programas específicos para reduzir o custo de propriedade. O Revisão Facilitada cobre as três primeiras manutenções gratuitamente. Da 4ª à 6ª revisão, realizadas a cada 12 meses ou 10 mil km, o valor é fixo em R$ 1.199, totalizando R$ 3.597 até os 60 mil km.

O programa Toyota 10 amplia a garantia para até 10 anos, mediante revisões regulares na rede autorizada. A cobertura pode alcançar 200 mil km em uso particular ou 150 mil km em uso comercial.

Rede de concessionárias e peças

A Toyota ampliou a capacidade de sua rede para receber a Hiace, com oficinas preparadas para atender o modelo. O novo Centro Logístico de Peças garante disponibilidade imediata de 97% dos componentes, com entrega em até um dia no estado de São Paulo.

Outras opções de aquisição

O Banco Toyota oferece financiamento com entrada a partir de 0%, prazos de até 60 meses e até 60 dias para o início do pagamento. Também estão disponíveis consórcio com prazos de até 120 meses e serviços da KINTO, incluindo locação via KINTO One Fleet.

No lançamento, a versão disponível é a Hiace Minibus AT DX 15+1, por R$ 364.990. A partir de novembro, chegarão as configurações Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada.

 

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