
Tech Drive: VW Taos: SUV com muita luz e modernidade
Outro SUV da Volkswagen? Sim, e com muita categoria. A chegada do VW Taos amplia a gama da VW do Brasil, mas coloca uma bela disse de modernidade e um conceito totalmente diferente dos modelos atuais.
Uma reavaliação do DNA da Volkswagen, inspirado na família de elétricos ID, com linhas marcantes, porém harmônicas. No design, o ponto forte é a dianteira, com uma grade frontal única, com faróis e lanternas 100% em LED equipado com a tecnologia IQ.Light, o que reflete uma identidade ótica muito atrativa. O mesmo sistema é usado nas lanternas traseiras, formando um desenho igualmente bonito.
Leia a Revista Oficina News completa
Iluminação aliás, é um destaque interno do modelo também, já que sistema Ambient Light proporciona sofisticação e requinte com dez opções de cores diferentes, escolhidas a partir da tela de 10.25 polegadas da moderna central de infotainment VW Play.
Vamos ao que interessa, a parte mecânica, que a Volkswagen já capricha há tempos, deixando as evoluções para serem aplicadas no Taos. O motor é o eficiente 250 TSI Total Flex, que já equipa o T‑Cross, Jetta e a linha GTS.
Construído com quatro cilindros, utiliza o turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível. Dessa maneira, o engenho entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, tanto com etanol quando com gasolina. A sensação é de ótimas acelerações e retomadas. Em números, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 194 km/h.
Na transmissão automática de seis marchas, os engates são bem suaves e feitos com precisão, deixando a condução do Taos muito confortável. A direção com assistência elétrica ajuda na ótima dirigibilidade do carro. A suspensão independente nas quatro rodas, é do tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira.
A versão que testamos é a Highline, bem completa com os seguintes itens de segurança: ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, Ambient Light, painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.