
Na IAA Mobility 2025, em Munique, a ZF apresenta novas soluções para chassis definidos por software e para mobilidade elétrica. O grupo mostra como os carros do futuro serão conduzidos eletricamente, conectados e com sistemas de segurança integrados. A empresa já fornece sistemas prontos para produção, incluindo acionamentos elétricos, direção e freios by-wire, bem como softwares para gerenciamento de chassis e transmissão.
A ZF destaca sua liderança em tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire. Segundo a companhia, há pedidos em série para essas soluções junto a montadoras chinesas, europeias e norte-americanas. O conceito “Chassis 2.0” propõe uma abordagem holística para a próxima geração de sistemas de chassis inteligentes, integrando direção do eixo traseiro AKC, amortecimento ativo e semi-ativo e estabilização eletrônica de rolagem. Esses componentes podem ser utilizados em nível de veículo e sistema para otimizar comportamento de direção e implementar sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e funções de direção automatizada.
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O software cubiX desempenha papel central ao interligar de forma inteligente todos os atuadores, independentemente da marca, permitindo que montadoras se beneficiem da experiência em sistemas da ZF mesmo sem componentes mecânicos próprios. O conceito busca acelerar ciclos de inovação, reduzir custos e ampliar a flexibilidade de aplicações.
No segmento de acionamentos eletrificados, a ZF apresenta a plataforma SELECT e-drive, que combina motores elétricos, inversores, conversores, engrenagens de redução e software em soluções altamente integradas. Essa abordagem modular cobre também soluções híbridas, como a nova transmissão automática de oito marchas 8HP evo e um extensor de autonomia exibido pela primeira vez na feira.
Para melhorar a eficiência dos acionamentos elétricos, a empresa desenvolveu o sistema TherMaS de gerenciamento térmico, voltado especificamente para veículos totalmente elétricos. O uso de propano como refrigerante proporciona desempenho térmico melhor em diferentes temperaturas, com design mais compacto e leve. Em testes, o gerenciamento térmico otimizado aumentou a autonomia elétrica em até 10% em operações de inverno e até 30% em condições extremas.
A ZF também amplia sua atuação em software. A empresa oferece serviços de monitoramento em tempo real da saúde do veículo, prevendo falhas e recomendando reparos ou ajustes para maior eficiência. Esses aplicativos, combinados a dados de campo coletados em parceria com montadoras, são direcionados a frotas de locadoras, empresas e serviços de mobilidade compartilhada. Soluções baseadas em inteligência artificial, como o TempAI, medem e preveem temperaturas internas em motores elétricos sem sensores adicionais, aumentando a precisão e permitindo maior aproveitamento térmico.
Para processar essas funções, a ZF disponibiliza a família ProAI de computadores centrais escaláveis, que substituem unidades de controle descentralizadas. O ProAI pode ser configurado conforme a necessidade de diferentes classes de veículos, de sistemas simples de câmeras a soluções completas de direção automatizada nível 3. A empresa também oferece funções ADAS e de estacionamento como software independente, com mais de 30 recursos modulares integráveis de forma flexível.
Na área de segurança passiva, a ZF LIFETEC apresenta o cinto de segurança Heat Belt 2.0, com temperatura controlada e baixo consumo de energia, permitindo reduzir a potência de aquecimento do ar-condicionado e ampliar a autonomia de veículos elétricos. Outro destaque é um conceito de volante retrátil que se dobra para frente e se recolhe no painel, criando mais espaço para interiores flexíveis e maior liberdade de movimento em modo automatizado ou estacionado.
As tecnologias apresentadas na IAA Mobility 2025 refletem o avanço da ZF na integração de sistemas físicos e digitais, com foco em eletrificação, software e segurança. A empresa mostra como pretende apoiar montadoras na transição para veículos definidos por software, mais eficientes e conectados, com soluções escaláveis para diferentes plataformas.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.