Gestão de Oficinas: Cliente sempre em primeiro lugar

Crédito da Imagem: Freepik.com

Gestão de Oficinas: Cliente sempre em primeiro lugar. Bom atendimento e serviços de qualidade são os principais fatores para se desenvolver uma boa reputação na sua oficina e se destacar entre os concorrentes, além de oferecer segurança e confiança ao cliente

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Divulgação

Atender bem o cliente deixou de ser um diferencial no mercado, em qualquer que seja o segmento de atuação, hoje é obrigação. Ainda mais nesse tempo mais difícil que estamos vivendo, com a pandemia, no qual estão todos mais sensíveis e temerosos, além do obrigatório, passar a sensação de segurança é muito importante para conquistar um cliente.

Todos sabem que empresas são feitas de pessoas, então, tudo começa com um bom recebimento, quando o motorista chega com o veículo na sua oficina. Aquele primeiro contato entre o recepcionista ou um consultor técnico com o cliente deve ser feito com respeito, transparência, segurança e atenção.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Todo funcionário tem um papel especial no processo da reparação, e é importante que cada um saiba qual é o seu e tenha apoio da empresa para manter-se atualizados e capacitados para exercer sua função. É interessante que todos os que fazem parte da oficina tenham as noções gerais sobre o seu funcionamento, sobre a importância da qualidade no serviço prestado e da fidelização do cliente.

Hoje, um dos primeiros passos nesse primeiro contato é comprovar que a oficina segue os protocolos de higiene e segurança em relação ao combate do coronavírus. Parece que é chover no molhado, mas usar máscara ainda é obrigatório, e uma barreira sanitária entre você e as outras pessoas. Então, use, pelo seu bem, dos seus funcionários e dos seus clientes.

Disponibilizar álcool em gel, manter o distanciamento e higienizar as superfícies são vitais para o bom funcionamento do seu negócio e para a segurança de todos os envolvidos. Inclusive do veículo que está entrando e saindo da revisão.

Gestão de Oficinas: Cliente sempre em primeiro lugar
Crédito da imagem: Freepik

Seguimos então para aqueles pontos que são cruciais para oferecer qualidade: trabalhar com limpeza e organização, proporcionar um ambiente apropriado, ser transparente nos orçamentos e ético nas negociações, usar equipamentos adequados e fazer reparos com peças de boa procedência e com excelência.

Compreender como o bom atendimento é primordial para os bons resultados na sua oficina. Assim como se comunicar bem com o cliente também é importante, por isso, um bom treinamento para os seus funcionários é indicado.

Processo de atendimento

A boa gestão manda que a oficina tenha preceitos determinados para atender bem e, como já falamos, tudo começa na recepção, com cordialidade e educação. Disponibilizar um local confortável, onde ele possa tomar uma água ou um café enquanto trata sobre o serviço a ser executado.

Foto IQA

Esse mesmo lugar deve ter o mínimo de estrutura para que o cliente espere enquanto o orçamento ou mesmo o serviço seja executado, se for um reparo rápido. Uma televisão, um banheiro limpo, aparência agradável, todos esses itens parecem ser insignificantes, mas na hora da necessidade, são vitais.

Outra dica é manter seus funcionários uniformizados e identificados, com boa capacidade de comunicação e que saibam explicar para o cliente o que está acontecendo com seu veículo, inclusive os atendentes da recepção. Saibam explicar as peças que serão substituídas, valores de serviço e as garantias.

Crédito da Imagem: Freepik.com

Um dos quesitos mais importantes para conquistar a qualidade é trabalhar com ferramentas e equipamentos adequados, calibrados e em bom estado. Assim como usar peças de boa procedência e com garantia. Alerte seu cliente que o barato sai caro.

Conforto é mais um ponto que o cliente procura hoje, e pode reter o seu cliente para voltar na sua oficina. Ações como lavar o carro e higienizá-lo antes de devolver, oferecer serviço leva-e-traz, avisar o cliente imediatamente se for necessário trocar mais peças do que as descritas no orçamento, tudo isso tem que fazer parte do processo do bom atendimento ao cliente.

Gestão de Oficinas: Cliente sempre em primeiro lugar
Crédito da Foto: Freepik.com

Já aconteceu com todo mundo, precisar voltar para refazer um serviço. Não é o ideal, mas pode acontecer, por isso o melhor é tratar a situação com mais cordialidade e transparência possível. Quando isso acontece, o cliente está nervoso e com razão, então mostrar que o seu problema será solucionado imediatamente, deixando o cliente menos preocupado e mais calmo.

Manter um registro de atividades, índices de reclamação e indicadores de melhoria na oficina é bastante interessante e vai melhorar a sua gestão. Lembre-se que o atendimento de qualidade é uma das mais funcionais ferramentas de trabalho num estabelecimento comercial.

Crédito da Foto: Freepik.com

Afinal, toda vez que você foi bem atendido numa loja ou na prestação de determinado serviço, serviços, aquilo ficou marcado para o bem, é natural que você volte para uma nova compra e ainda indique para seus amigos. Em compensação, quando o atendimento foi ruim, a imagem vai ficar tão manchada que a notícia corre muito mais rápido e todo trabalho pode cair por terra.

 

O que fazer para ter excelência

Atender com cordialidade

Oferecer um ambiente confortável

Ter transparência nos orçamentos

Oferecer reparos de qualidade

Cumprir os prazos determinados

Reciclar produtos e peças corretamente

 

 

Read Previous

ZF Aftermarket revela foco em mobilidade com novos produtos

Read Next

Instalação do pivô de suspensão exige avaliação da bandeja